Por

O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), e André Firmo, que concorre à vice na mesma chapa, foram denunciados pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) por difamação eleitoral e propaganda falsa durante campanha. A denúncia foi protocolada na quinta-feira no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).

Segundo a PRE, a denúncia é baseada em declarações e materiais de campanha em que Crivella e Firmo atribuem fatos ofensivos ao adversário Eduardo Paes (DEM), caracterizando difamação eleitoral, e falsos para influenciar o eleitor durante o segundo turno, o que seria propaganda enganosa.

Ainda de acordo com a PRE, Crivella aparece em um vídeo ao lado de um deputado aliado e o candidato à reeleição atribuiu falsos a Paes. A pena prevista para crime de difamação eleitoral é de 3 meses a 2 anos de prisão e multa, já o crime de propaganda falsa tem pena de 2 meses até um 1 de prisão.

Em nota, a assessoria do candidato à reeleição disse: "A campanha de Marcelo Crivella não foi notificada sobre qualquer denúncia do MPE. Caso existente, desmentirá e desqualificará supostas ilações no prazo e na forma legal."

O segundo turno foi marcado por polêmicas porque Crivella afirmou, o que foi desmentido, que Paes entregaria a Secretaria de Educação ao Psol, e associou isso ao risco de pedofilia nas escolas, uma fake news.

Você pode gostar
Comentários