Pedro César Prieto Galeano, 39, foi preso no Paraguai - Divulgação
Pedro César Prieto Galeano, 39, foi preso no ParaguaiDivulgação
Por O Dia
Rio - A Polícia Federal (PF) e a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai prenderam, na tarde desta terça-feira, o traficante paraguaio Pedro César Prieto Galeano, de 39 anos, apontado como fornecedor de armas da maior facção do Rio. O criminoso foi encontrado na prefeitura da Cidade do Leste, no Paraguai, onde trabalhava como funcionário público. 
Segundo a PF, Pedro César é conhecido como um dos grandes traficantes internacionais de armas, com forte vinculação com os representantes do comércio de armas local. Ele morava em local estratégico, na beira do Rio Paraná, de onde grande parte das mercadorias contrabandeadas ingressam em território brasileiro.
Publicidade
As investigações tiveram início em julho de 2019, após a prisão em flagrante de um homem na Rodovia Presidente Dutra, município de Piraí, no Sul Fluminense, no momento em que transportava peças de um fuzil desmontado na lataria do veículo, dois carregadores e uma mira óptica. Na ocasião, o condutor, que é motorista de aplicativos e morador de Foz do Iguaçu, estava acompanhado da esposa e de dois filhos.
Os investigadores apuraram que o motorista foi contratado por traficantes para realizar o transporte do armamento adquirido no Paraguai, até o município de Macaé, no Rio, onde seria levado para a comunidade local da Nova Holanda.
Publicidade
A investigação é resultado de um trabalho integrado e de cooperação internacional das instituições brasileiras e paraguaias, que também contou com a participação do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/RJ) e da Adidância da PF em Assunção, no Paraguai.