Testagem em massa é realizado pelo Governo do Estado do Rio - Vinicius Magalhaes/Firjan/Divulgação
Testagem em massa é realizado pelo Governo do Estado do RioVinicius Magalhaes/Firjan/Divulgação
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai iniciar o programa de ampliação de testagem para covid-19 em Centros de Diagnóstico Precoce (CDP), nesta sexta-feira (04). O agendamento começa nesta quinta-feira por meio do aplicativo Dados do Bem. Inicialmente, os testes serão realizados em três unidades de saúde: no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda. A capacidade total será para 1.500 exames por dia. 
A testagem é voltada para pacientes sintomáticos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, e que tenham tido contato próximo com pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19. Após receber o resultado, caso seja positivo para covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também.
Publicidade
Para realizar o exame, o usuário deverá baixar o aplicativo Dados do Bem, realizar um cadastro e responder um questionário de autoavaliação. Apenas pessoas a partir de 12 anos poderão realizar o exame. Após o cadastro, a plataforma selecionará os casos com probabilidade da doença e o paciente será chamado para realizar o teste. O agendamento será de segunda à segunda, de 7h às 19 horas. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo, assim como o resultado.
O aplicativo Dados do Bem pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do celular, o que pode ser feito também pelo site: https://dadosdobem.com.br/.
Publicidade
Teste RT-PCR e novos leitos
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o teste realizado será o RT-PCR, através da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete. Segundo a SES, as unidades para testagem serão ampliadas nos próximos dias de acordo com o comportamento da curva de infecção da covid-19, inclusive na capital do Rio. Além da testagem, a secretaria anunciou também a abertura de novos leitos UTI, no total de 348. 
Publicidade
O secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, explica que a ampliação da testagem e aumento de leitos são essenciais para o atendimento adequado à população nesta etapa. "Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas", disse o secretário.