Funcionários da Saúde estão sem receber salário desde novembro - Daniel Castelo Branco
Funcionários da Saúde estão sem receber salário desde novembroDaniel Castelo Branco
Por Carolina Freitas
Rio - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, em assembleia nesta quinta-feira, que a Prefeitura do Rio pague os salários de novembro dos funcionários da Saúde, que estava previsto para a última segunda-feira (7), até esta sexta-feira (11). "Foi esclarecido que já existe verba para as Organizações Sociais (OS's) no Tesouro Municipal, bem como verba para o pagamento dos trabalhadores ligados à Rio Saúde", dizia um trecho do documento. Além disso, caso a medida não seja cumprida, a prefeitura está sujeita a pagar multa, sem valor estipulado. 
Ainda nesta quinta-feira, o Sindicato dos Médicos (SinMed) fará uma reunião para informar aos trabalhadores sobre os repasses e debater condições de trabalho. 
Publicidade
Só na Rio Saúde, que é a responsável pelos hospitais de campanha do Riocentro e Ronaldo Gazolla, em Acari, referências no tratamento contra o coronavírus, são 16 mil funcionários contratados que aguardam o pagamento referente ao mês de novembro e a segunda parcela do décimo terceiro. 
Além dos atrasos, profissionais ainda enfrentam incertezas por conta do encerramento dos contratos de trabalho com a Rio Saúde, que ainda não foram renovados.
Publicidade
"Os contratos de quase 1/4 dos profissionais do Ronaldo Gazolla se encerraram. A Rio Saúde permaneceu inerte. Médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros estão trabalhando sem contrato. Alguns funcionários não estão indo à unidade por insegurança jurídica", alerta o presidente do Sindicato dos Médicos, Alexandre Telles.
A Câmara Municipal aprovou na terça-feira (8) a prorrogação dos contratos, que são de dois anos, por mais seis meses. A lei segue para sanção do prefeito Marcelo Crivella.
Publicidade
Confira as unidades que estão com salários atrasados:
. Hospital Municipal Evandro Freire
Publicidade
. Hospital Municipal Albert Schweitzer
. Hospital Municipal Rocha Faria
Publicidade
. Hospital Municipal Ronaldo Gazolla
. Hospital de Campanha do RioCentro
Publicidade
. UPAs administradas pela RioSaúde
. Telessaude
Publicidade
. Residentes estão sem bolsa complementar
Ocupação de leitos na capital
Publicidade
A Prefeitura do Rio informou, nesta quinta-feira, que a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) - que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais - no município é de 93%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 87%. Além disso, a rede municipal possui 918 leitos para a covid-19. Deste total, 288 são leitos de UTI.