Ocupação na região aconteceu na década de 1960 - Reprodução
Ocupação na região aconteceu na década de 1960Reprodução
Por RAI AQUINO
Rio - A Vila Aliança, em Bangu, tem em sua origem a aproximação política do Brasil com os Estados Unidos no início da década de 1960. A comunidade da Zona Oeste do Rio foi o primeiro conjunto habitacional da América Latina, erguido no âmbito do programa Aliança para o Progresso, criado pelo presidente norte-americano John Kennedy. Ela completa 60 anos em janeiro.
"O presidente Kennedy queria entrar aqui na América Latina através da comunidade", resume Edilson Adad, diretor da Associação de Moradores da Vila Aliança, que chegou à região com menos de dois anos de idade.
Publicidade
A influência norte-americana foi tamanha que o nome do programa foi parar no nome da comunidade, Aliança. A vizinha, hoje Vila Kennedy, também passou pelo mesmo processo e, na época, se chamava Vila Progresso. Os pedidos dos Estados Unidos para a Vila Aliança foram além.
"O governo americano pediu para que os nomes das ruas fossem nomes de profissões que tinham naquela época. A minha rua, por exemplo, se chama Calceteiro; e das três ruas principais, duas usaram o nome do projeto, uma Aliança e outra Progresso", cont

Entrar com Google