O gesto de carinho que tanto nos faltou em 2020 é eternizado em canções, fotografias e pinturas e tem até o seu dia especial: 22 de maio - Arte: Kiko
O gesto de carinho que tanto nos faltou em 2020 é eternizado em canções, fotografias e pinturas e tem até o seu dia especial: 22 de maioArte: Kiko
Por ANA CARLA GOMES
Rogério Flausino, à frente do Jota Quest, já cantou várias vezes que “tudo que a gente sofre, num abraço se dissolve”. É quase instantâneo fazer coro com a banda mineira e concordar que dentro desse afago é sempre quente. O gesto de carinho que tanto nos faltou em 2020 é eternizado em canções, fotografias e pinturas e tem até o seu dia especial: 22 de maio, marcado neste ano pela pandemia que nos tirou a proximidade de quem mais gostamos.
Abraços apertados confortam e carregam mágica. Como se tirassem da cartola o poder de dizer: “Estamos juntos”. Ou, para usar a gíria, o famoso “Tamo junto!”. Sem nenhuma palavra dita. Eles dispensam enunciados. Na dor, acalmam o coração, ainda que por instantes. Na alegria, representam a comemoração compartilhada; a vibração na mesma sintonia.
Publicidade
Os mais enérgicos ganharam até apelido: abraços de urso. E quanto mais vibrantes, melhores eles são. Mas os de ternura também têm o seu valor. Seja qual for o estilo, esse afago é tão simbólico que ganhou figurinha virtual nos aplicativos de bate-papo e gifs nas redes sociais em 2020. Na ausência da presença física, a cumplicidade da saudade compartilhada de longe nos aproximava.
Nesse enorme Brasil, Gilberto Gil conferiu conotação política ao gesto na famosa canção “Aquele Abraço”, composta por ele como um “hino de despedida” ao seguir para o exílio em Londres, em 1969. “Todo o povo brasileiro/Aquele Abraço!”: são alguns dos versos que transformaram a música numa das mais tocadas de Gil, sendo coro garantido nos shows.
Publicidade
Hoje, no último domingo de 2020, desejamos reeditar com efusividade e sem cerimônia um abraço daqueles bem apertados, para aposentar, com segurança, o “cumprimento de cotovelo”. Que 2021 nos seja leve!