Prefeitura prometeu mais 343 leitos - Reprodução
Prefeitura prometeu mais 343 leitosReprodução
Por O Dia
Já está em funcionamento o site prometido pela Prefeitura do Rio para a população carioca acompanhar a oferta de leitos nos hospitais do município. Constava no censo hospitalar público, no início da tarde deste sábado (2) até a publicação desta matéria - os dados são atualizados constantemente -, que havia 47 leitos de UTIs vagos, 966 ocupados, 340 impedidos de uso e outros 43 cedidos, além de 563 específicos para os pacientes com covid-19.
Ao todo, segundo os dados fornecidos pela prefeitura, o município do Rio tem 1.540 leitos livres, 5.596 ocupados, 2.346 impedidos e outros 265 cedidos, incluídos também hospitais dos governos estadual e federal. Para o combate da covid-19 são 1.136 vagas distribuídas nas redes de todas as esferas de poder.
Publicidade
Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes reafirmou que os leitos que estão impedidos de uso, muitos por falta de equipe médico, voltarão a fica à disposição. Inclusive, anunciou a abertura de 30 novos leitos exclusivos para à covid-19 no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte. A promessa é de que haja mais 343 vagas.
"Na verdade esse sistema já existe. Nós criamos na nossa administração anterior, e o que faremos é disponibilizar para imprensa e população. Nós vamos abrir leitos, ou reabrir. Isso a gente vem dizendo", afirmou Paes.