Arma é usada em áreas de guerra e é capaz de derrubar helicópteros e destruir carros-fortes - Divulgação / Polícia Militar
Arma é usada em áreas de guerra e é capaz de derrubar helicópteros e destruir carros-fortesDivulgação / Polícia Militar
Por O Dia*
Rio - PMs do 39° BPM (Belford Roxo) apreenderam, na noite desta sexta-feira, uma arma de guerra no município da Baixada Fluminense. Trata-se de uma metralhadora calibre .30, que é usada em áreas de conflitos e capaz de derrubar helicópteros e destruir carros-fortes.
De acordo com a Polícia Militar, a metralhadora estava com dois suspeitos, um de carro e outro de moto, no bairro Santa Teresa. A corporação disse que os agentes do 39° BPM estavam patrulhando a Estrada Antônio dos Réis Carneiro, quando foram atacados por eles e houve confronto. A dupla foi baleada e levada ao Hospital Municipal de Belford Roxo, mas não resistiu aos ferimentos.
Publicidade
Arma foi apreendida na noite desta sexta - Divulgação / Polícia Militar
Arma foi apreendida na noite desta sextaDivulgação / Polícia Militar
Além da metralhadora, os suspeitos também estavam com duas granadas, dois radiotransmissores e drogas. Os veículos que estavam com eles também foram apreendidos. O caso foi registrado na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).
Publicidade
MAIS DE 6 MIL APREENSÕES EM 2020
A PM disse que ao longo de 2020 apreendeu 6.138 armas, sendo 251 fuzis. Já levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou que nos últimos 10 anos, as polícias do Rio apreenderam cerca de 83 mil armas ilegais das mãos de criminosos no estado. O volume corresponde à média de quase uma arma apreendida por hora, entre 2010 e 2019.
Publicidade
Das armas apreendidas em 2019, 3.784 (ou 45%) eram pistolas e 550 (6,5%) eram fuzis. O uso desses dois tipos de armas implica, segundo o ISP, em maior quantidade de disparos realizados. O fuzil ainda tem o agravante de permitir um alcance maior do tiro.
Entre as armas apreendidas, 59% eram estrangeiras e 41% de fabricação nacional. Grande parte do armamento (20,4%) foi arrecadada pela polícia durante suposto confronto de criminoso com um policial.
Publicidade
* Com informações da Agência Brasil