As provas de Residência Médica serão realizadas no dia 21 deste mês, enquanto as demais acontecerão no dia 28  - Imagem Internet
As provas de Residência Médica serão realizadas no dia 21 deste mês, enquanto as demais acontecerão no dia 28 Imagem Internet
Por O Dia
Rio - As inscrições para o processo de seleção dos programas de Residência Médica, Profissional e Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2021 estão abertas. Ao todo, são ofertadas 516 vagas, sendo 382 para médicos de várias especialidades e outras 134 para outros profissionais de saúde, como enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, entre outros.

A avaliação dos candidatos será feita por meio de uma prova objetiva. As inscrições devem ser realizadas até o próximo domingo (7), pelo portal de concursos da Prefeitura do Rio ( http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcursos). O valor da taxa de inscrição é de R$ 150.

A Residência em Unidades Hospitalares e em Medicina da Família em Comunidade formará 362 profissionais de saúde para atuar nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Medicina de Emergência, Medicina da Família e da Comunidade, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Pré-requisito Cirurgia Básica, Psiquiatria e Urologia. Há também 20 vagas para Residência Médica Anos Opcionais.

O programa em Residência em Enfermagem oferecerá 80 vagas para as áreas de Enfermagem em Saúde da Família, Enfermagem de Família e Comunidade. Há oito lugares, ainda, para a Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Enfermeiros também poderão concorrer às dez vagas da Residência Multiprofissional de Vigilância Sanitária, que tem como público-alvo farmacêuticos e nutricionistas. Já a Residência Profissional de Medicina Veterinária destinará dez vagas para médicos veterinários.

O processo seletivo de Residência Multiprofissional em Saúde Mental oferecerá, ao todo, 20 vagas para assistentes sociais, enfermeiros, professores de Educação Física, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Graduados em Odontologia poderão se inscrever para a Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais com seis vagas.

As provas das Residências Médica e Anos Opcionais acontecem no próximo dia 21. Já as demais serão realizadas em 28 de fevereiro. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse: http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcursos