Alagamento na esquina das ruas do Líbano com a da Constituição, no Centro - Divulgação / COR
Alagamento na esquina das ruas do Líbano com a da Constituição, no CentroDivulgação / COR
Por O Dia
Rio - A cidade voltou ao estágio de mobilização às 3h30 deste sábado depois do forte temporal que caiu nesta sexta-feira. A chuva de ontem causou bolsões de água, alagamentos, queda de árvores e algumas ruas tiveram que ser interditadas. Às 18h30, a Defesa Civil municipal acionou 15 sirenes em nove comunidades (Engenho da Rainha, Macacos, Parque Vila Isabel, Relicário, São João, Vila Matinha, Andaraí, Arrelia e Jamelão).
A forte chuva também interditou vias importantes, como a Avenida Niemeyer, na Zona Sul, que foi fechada às 16h30 e reaberta às 21h. A Estrada da Grota Funda, em Guaratiba, na Zona Oeste, foi interditada às 17h30 e liberada ao tráfego por volta das 22h40. A circulação do BRT Transoeste no trecho entre Santa Cruz e Pingo D'Água também chegou a ser afetada.
Publicidade
De acordo com o Sistema Alerta Rio, das 15h às 21h de ontem, toda a cidade registrou, em média, 43,9 mm de chuva. Isso representa 38% do que costuma chover, em média, em todo o mês de fevereiro, que é 116,8 mm. As regiões mais atingidas ficam no entorno dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca.
Publicidade
Veja onde mais choveu o acumulado para as últimas 21h (7h35)
1. Grota Funda: 97,2 mm
2. Guaratiba: 77 mm
3. Muda: 65 mm
4. Tijuca: 63,8 mm
5. Jardim Botânico: 60,2 mm
Publicidade
Ainda segundo o Alerta Rio, o tempo está instável na cidade por causa da vinda de umidade do oceano para o continente. Ao longo deste sábado, há previsão de chuva fraca a moderada e o céu ficará de nublado a encoberto. Os ventos serão predominantemente moderados e as temperaturas estarão em declínio em relação a ontem, com a mínima de 18°C e máxima de 29°C.
Neste domingo, o céu ficará predominantemente nublado, mas haverá diminuição da intensidade de chuva. Na segunda e na terça-feira, uma área de convergência de umidade sobre a Região Sudeste provocará chuva de fraca a moderada em pontos isolados da cidade, durante a tarde e à noite. Já na quarta, o tempo será influenciado por um sistema de alta pressão, que deixará o céu nublado ao longo do dia, com ventos fracos a moderados e temperaturas estáveis sem previsão de chuva.
Publicidade
Veja a previsão para os próximos dias
. SÁBADO: Mínima: 18°C Máxima: 29°C (chuva fraca a moderada)
. DOMINGO: Mínima: 20°C Máxima: 29°C (chuva fraca)
. SEGUNDA: Mínima: 19°C Máxima: 28°C (chuva fraca a moderada)
. TERÇA: Mínima: 20°C Máxima: 29°C (chuva fraca a moderada)
. QUARTA: Mínima: 20°C Máxima: 31°C (sem chuva)