Potenciais vítimas devem comparecer à 22ª DP (Penha)  para recuperar o aparelho - Divulgação
Potenciais vítimas devem comparecer à 22ª DP (Penha) para recuperar o aparelhoDivulgação
Por O Dia
Rio - Um homem de 55 anos que atraía mulheres para furtar seus aparelhos celulares foi preso durante um encontro marcado por aplicativo na Penha, Zona Norte do Rio. Uma das vítimas do golpista colaborou com a Polícia e marcou um novo encontro, se passando por outra mulher. O suspeito foi preso em flagrante na noite de quarta-feira. Ele não teve a identidade revelada.
O golpista usava um perfil falso para marcar os encontros. O delegado Wellington Vieira, titular da 22ª DP, explica que ele agia desde 2012. As vítimas tinham um mesmo perfil. Eram mulheres na faixa dos 50 anos.  
Publicidade
"Quando ele via que uma mulher era madura, começava a desenvolver a conversa e migrava para o aplicativo de mensagens WhatsApp. Ele não mantinha uma relação profunda com a vítima. No primeiro encontro, ele aplicava o golpe", conta o delegado.
O homem preso em flagrante não trabalha. Nas redes sociais, ele se apresenta com uma foto falsa como oficial da Força Aérea, ao lado de carros de luxo.
Publicidade
A Polícia Civil já identificou oito vítimas deste homem. Há registros na Penha, em Botafogo e no Largo do Machado, esses últimos na Zona Sul do Rio. 
Após serem subtraídos das vítimas, os celulares eram rapidamente vendidos com a ajuda de três comparsas. Um deles foi localizado e preso na quarta-feira. Com ele, foram encontrados 28 aparelhos que ficarão expostos na delegacia da Penha para que sejam identificados pelas vítimas. A partir do material, a polícia espera encontrar outras mulheres vitimadas.
Publicidade
Os produtos furtados eram comercializados em um box no Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, na Gamboa, Centro do Rio, e outros na Feira de São Cristóvão, Zona Norte do Rio, e no Rio das Pedras, na Zona Oeste. O golpista foi preso por furto qualificado, associação criminosa e receptação. Um comparsa foi preso e outros dois são procurados.