Festa em casa foi uma opção que aumentou na pandemia, garante a Party Décor designer Simone Motta - Edileuza Xavier / Divulgação
Festa em casa foi uma opção que aumentou na pandemia, garante a Party Décor designer Simone MottaEdileuza Xavier / Divulgação
Por O Dia

Quem não lembra das festinhas de aniversário em casa? Era mãe, tia, avó entrando madrugada adentro para preparar as guloseimas. Mas, o tempo passou e as comemorações se mudaram para os salões dos prédios e, nos dias de hoje, se transformou em megaproduções em restaurantes, buffet, casas de shows e boates. Aos poucos, a praticidade e o entretenimento oferecido pelos espaços de eventos acabaram deixando o nosso lar como última opção para comemorar datas importantes, como aniversário e batizados.

Só que a pandemia do novo coronavírus, iniciada há quase um ano, trouxe de volta os eventos em casa. A moda agora é festa no apê, com toda pompa e alegria de um evento normal. As comemorações intimistas não são apenas um "bolinho" como antigamente: tem mesa, painel, flores, doces decorados, balões e muitos temas a escolher.

A party décor designer, Simone Motta, de 46 anos, proprietária do Ateliê do Chocolate, afirma que com a pandemia houve uma baixa muito grande e que as festas realizadas em casa foram uma saída inovadora e mais em conta.

"Com essa pandemia que o mundo todo está vivendo, o número de festas reduziu muito. No início, os eventos caíram em 100%. Depois, com a ideia de fazer a festa em casa, conseguimos manter uns 50%. Essa ideia foi ótima, pois podemos manter o glamour, a elegância de uma festa normal, porém bem menor do que estamos acostumados a realizar. Sala, varanda, garagem, todo espaço doméstico pode ser o ambiente ideal para a comemoração: já teve festa que montei dentro da sala da cliente, utilizando os móveis da casa, e ficou a coisa mais linda", detalha a decoradora.

Em período normal, o primeiro planejamento a ser feito seria a decoração e a escolha do menu. Mas, em tempos de Covid-19, o número de convidados e o fluxo de pessoas no ambiente é primordial: "Você pode manter o sonho da festa, porém com todos os cuidados necessários e exigidos agora nesse momento de pandemia. Com um controle muito maior das pessoas que estarão com você nesse momento tão especial. Máscara, álcool em gel e o correto distanciamento também são ideais para parte da família que mora em casa diferente", explica Simone.

Apesar de a empresa ser localizada em Nilópolis, na Baixada, as festas e eventos são realizados no Rio e Grande Rio, como a Zona Oeste da cidade. Há 18 anos, o Ateliê do Chocolate organiza casamentos, mini wedding (casamento intimista, para poucas pessoas), aniversários em geral, batizados, chá revelação e chá de bebê.

Simone revela que sua equipe de trabalho reduziu em 40%, mas os cuidados foram redobrados: "Estamos trabalhando cumprindo todas as exigências do Ministério da Saúde. Todos com máscaras e material esterilizado com álcool 70% para darmos aos nossos clientes uma total segurança", garante.

É fato que quando tudo normalizar as grandes festas em salões nobres, casas de festas e afins voltarão com força total. Mas Simone acredita que a comemoração em casa também permanecerá como uma boa opção para quem quer fazer um evento mais intimista e com custo mais baixos: "Já estamos caminhando para quase um ano de restrições e eu percebo que muitos clientes estão ansiosos e com uma enorme vontade de estarem juntos de quem amam. Contudo, a festa em casa é rápida, econômica e pode ser realizada até sem data comemorativa, como já aconteceu de um cliente me procurar porque queria reunir membros da família em uma tarde de lazer em casa", conclui.

Você pode gostar
Comentários