Aglomeração na Rua Alfredo Alves de Oliveira em São João de Meriti em um domingo em plena pandemia de coronavírus - WhatsApp O DIA
Aglomeração na Rua Alfredo Alves de Oliveira em São João de Meriti em um domingo em plena pandemia de coronavírusWhatsApp O DIA
Por O Dia
Rio - A triste estatística da pandemia da covid-19 mostrou dados alarmantes obtidos na plataforma Brasil.IO em relação ao Rio de Janeiro. Segundo os dados, entre todos os 92 municípios do estado, São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Rio de Janeiro, na capital, possuem dois dos maiores índices de letalidade da doença. Segundo a Brasil.IO, do Ministério da Saúde, a taxa de letalidade de São João de Meriti bateu 11,19% na última quarta-feira (24); enquanto o Rio de Janeiro registrou 9,05%. Casos de aglomerações e denúncias de festas clandestinas foram recorrentes nos dois municípios nos últimos dias, principalmente durante o Carnaval.
Em São João de Meriti, uma operação da Prefeitura flagrou desfiles de blocos clandestinos, carros de som alto nas ruas e bares e restaurantes lotados. Na ação, equipes verificaram documentações, alvarás, mercadorias impróprias para o consumo e outras atividades ilícitas. Já no Rio, os eventos clandestinos se espalharam em diversos bairros. O Morro do Vidigal, na Zona Sul, foi um dos locais em que a curtição reuniu centenas de pessoas.
Publicidade
Na rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, houve, inclusive, engarrafamento de carros, tamanho movimento do local. Outra região já marcada por diversos flagrantes de desrespeito à pandemia é a rua Dias Ferreira, no Leblon. O trabalho reforçado da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) foi acionado neste Carnaval, mas ainda assim, foram registrados diversos focos de aglomeração 
Ainda de acordo com o levantamento, em relação ao número de casos confirmados, o município da Baixada Fluminense apresenta 1.243,38 casos confirmados por 100 mil habitantes, e a capital 3.051,83 casos. Já quanto ao número de mortes, o Rio registra 276,21 óbitos por 100 mil habitantes, enquanto São João de Meriti 139,14.  
Publicidade
Até este domingo (28), foram registrados 583.044 casos e 33.080 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24h, foram contabilizados 880 novos casos e 45 mortes. Na semana em que o país completou um ano da primeira morte pela doença, a médica móvel indicou 124 mortes por dia no estado.
Vacinação no Estado
Publicidade
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, até o momento, das 16,46 milhões de pessoas no Rio, 499.853 já foram vacinadas.
Ministério tem cinco dias para entregar planejamento de abertura de leitos no Rio
Publicidade
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao Ministério da Saúde que, no prazo de cinco dias, apresente as medidas adotadas em coordenação com as esferas estadual e municipal para a disponibilização de leitos para o tratamento de pacientes de covid-19 nos seis hospitais e três institutos federais do Rio.
De acordo com os dados coletados pela fiscalização do TCU, o porcentual de leitos não utilizados por falta de recursos humanos nos hospitais federais varia de 32% a 44%. Nos institutos nacionais, esse porcentual oscila de 5% a 25%. Sendo que esses números são anteriores ao incêndio no hospital federal de Bonsucesso, em 27 de outubro de 2020.
Publicidade
A plataforma
O Brasil.IO é uma plataforma colaborativa que tem dados atualizados diariamente sobre quase todos os municípios do Brasil. As fontes de dados são os boletins oficiais publicados pelas Secretarias de Estado de Saúde e o Portal da Transparência do Registro Civil.