Distribuição de vacinas
Distribuição de vacinasReprodução TV Globo
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá continuidade, nesta quinta-feira, à entrega da vacina CoronaVac para os 88 municípios do estado. Na quarta-feira, as entregas foram foram feitas de caminhão para quatro cidades. O Ministério da Saúde entregou 444 mil doses de CoronaVac ao estado do Rio. Dessas, 222 mil serão distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a SES distribuirá mais 174 mil doses de CoronaVac referentes à aplicação da segunda dose.
Por volta das 7h, cinco aeronaves, sendo uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do Governo do Estado, iniciam a operação para a distribuição das vacinas para 88 municípios. A logística prevê que um helicóptero atenderá mais de um município. Na terça, as cidades do Rio, Niterói, Maricá e São Gonçalo receberam os imunizantes por via terrestre.

A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta terça-feira, 2.310.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 1.929.120 da CoronaVac e 381 mil da Oxford/AstraZeneca. Até esta quarta-feira, foram distribuídas 1.869.210 doses.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Público prioritário
Publicidade
A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

- Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
- Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
- Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
- Trabalhadores dessas instituições;
- Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
- Idosos a partir de 75 anos.
Cronograma
Publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retirou na quarta-feira, no depósito do Estado, novo lote da vacina CoronaVac destinado à primeira dose. Por isso, nesta quinta foi retomado o calendário de vacinação para mulheres de 75 anos.

Para evitar aglomerações para as faixas etárias em que a população é maior, a SMS optou por uma nova estratégia. Continuarão a ser destinados dois dias para cada idade, porém em um dia será atendida a população feminina e, no dia seguinte, a masculina. Nesta quinta, serão vacinadas as mulheres de 75 anos e, na sexta, os homens com esta idade. No sábado haverá repescagem.
Alguns municípios da Região Metropolitana atualizaram seus calendários. Em Nilópolis, a prefeitura informou que para não haver uma paralisação total e também para evitar aglomerações as pessoas com 71 anos serão separadas por gênero. Nesta quinta-feira, serão imunizadas mulheres com 71 anos e, na sexta, serão vacinados homens com 71 anos. Os idosos devem levar o cartão do SUS ou a carteira de identidade e o comprovante de residência.

"A Secretaria de Saúde informou que receberá nesta quinta-feira mais 4.180 doses de CoronaVac e serão priorizadas, a partir de segunda-feira, as segundas doses dos idosos que receberam a primeira dose e a complementação da imunização dos trabalhadores da área de saúde", disse o município, em nota.
Publicidade
A prefeitura de São Gonçalo disse que a partir desta quinta, serão contemplados com a primeira dose idosos de 75 anos.