Plantio de mudas nativas em Cachoeiras de Macacu
Plantio de mudas nativas em Cachoeiras de MacacuDIVULGAÇÃO
Por O Dia
Rio - O Instituto Vital Brazil deu início ao reflorestamento da Fazenda Vital Brazil, localizada em Cachoeiras de Macacu, município da Região Metropolitana do Rio. O objetivo é restaurar as regiões de beira rio, fundamentais para a recuperação do solo e dos recursos hídricos. O reflorestamento também pode contribuir para o melhor desenvolvimento do habitat dos animais locais.

De acordo com o Instituto, já foram mais de 100 as espécies nativas da Mata Atlântica que tiveram suas mudas plantadas na fazenda, entre elas o pau-brasil, jabotá e cambucá. Já foram, ao todo, cerca de 2.500 mil mudas. A iniciativa, promovida pela reserva ecológica do distrito (Regua), é uma parceria com o Projeto Guapiaçu, que tem expandido áreas de florestas para além dos limites da reserva.

O Instituto considera a revitalização da Fazenda fundamental para conservação da diversidade ecológica da região. Funcionários da Fazenda do Instituto também participaram da ação de planteio com a equipe técnica de restauração florestal.
"A Fazenda é o nosso xodó!", afirma Luís Eduardo Cunha, pesquisador e veterinário do Instituto. "Com a parceria, sem qualquer custo para o Vital Brazil, espaços não utilizados para a criação de cavalo e nem plantação de capim, que não são usados para a nossa atividade-fim, estão sendo reflorestados, formando um grande cinturão verde. O resultado prático vai ser visto daqui a cinco anos, quando a mata já estiver em um tamanho bacana e pudermos desfrutar desse ambiente maravilhoso", conta o médico veterinário.
Publicidade