Castro anuncia abertura de 300 leitos de UTI pela rede privada
O governador em exercício do Rio publicou um edital no D.O. para ampliação do número de leitos para pacientes com a covid-19
Por O Dia
Rio - O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou, nesta sexta-feira (19), a abertura de mais 300 leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes com a covid-19. O governador utilizou seu Twitter para informar que os novos leitos ficarão em unidades de saúde da rede privada e serão pagos pelo Estado. Para isto, foi publicado um Chamamento Público, no Diário Oficial, para credenciamento de leitos de UTI e de enfermaria clínica.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, para dar continuidade ao apoio aos estados, municípios de Distrito Federal, foram autorizados, em março, 124 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes graves com covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Outros 20 aguardam publicação de portaria para liberação de recursos nos próximos dias.
"Ressaltamos que os leitos autorizados serão mantidos enquanto for necessário. O valor do custeio de leito é de R$ 1,6 mil por dia, pago ao gestor local, mesmo se o leito não estiver ocupado", diz a pasta.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Prefeitura do Rio, a cidade está com 653 pessoas internadas em UTIs, 679 leitos operacionais e 776 leitos de capacidade instalada.
Mais 300 leitos serão abertos no RJ. Ficarão na rede privada e serão pagos pelo Estado. Estamos agindo contra o avanço da pandemia. Para que isso aconteça rapidamente, determinei publicação do Chamamento Público no DO de ontem para ampliar nossa rede e salvar vidas. pic.twitter.com/SRRcDcK9jk
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.