Helicópteros da Polícia Civil realizaram sobrevoos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo
Helicópteros da Polícia Civil realizaram sobrevoos no Complexo do Salgueiro, em São GonçaloReprodução
Por O Dia
Rio - A Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira (6), uma operação contra o traficantes do conjunto de favelas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Entre os alvos da operação estava o traficante Dalton Luiz Vieira Santana, o DT, de 31 anos, um dos líderes do tráfico da Favela Kelson's, na Penha, acusado de matar e esquartejar o corpo da ex-namorada Bianca Lourenço, no início do ano.
Além de Dalton, outro que estaria abrigado no Salgueiro é o traficante Leilson Ferreira Fernandes, conhecido como Pivete e acusado de ser chefe da venda de drogas na Coreia e em outras comunidades de São Gonçalo. Não há informações sobre as prisões deles. 
Publicidade
Nas redes sociais, moradores relataram tiroteio na região. Por conta da operação, os ônibus com itinerário no bairro Itaúna não estão circulando dentro do Salgueiro.
A ação é da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e conta com o apoio de três veículos blindados e dois helicópteros. Ao menos três pessoas foram baleadas e morreram depois de dar entrada na emergência do Hospital Estadual Alberto Torres. 
Publicidade
Foram apreendidos fuzis, pistolas, carregadores e munições, drogas e trajes camuflados - Divulgação/Polícia Civil
Foram apreendidos fuzis, pistolas, carregadores e munições, drogas e trajes camufladosDivulgação/Polícia Civil
Segundo a Polícia Civil, dois criminosos morreram em confronto com os agentes. Os homens são apontados como líderes de uma facção criminosa no Ceará. Contra José Erasmo de Sousa Filho e Carlos Menezes Bezerra, que eram alvos da Polícia Civil do Ceará, havia mandados de prisão em aberto. Um outro criminosos também morreu.
Publicidade
Ainda segundo a polícia, Erasmo era apontado como a maior liderança em liberdade da “Tropa do Lampião” ou “Bonde do Fantasma”, responsável pelo tráfico de drogas, homicídios e roubos em regiões do Ceará, de acordo com as informações da polícia do estado.
Também é atribuída a ele a gravação de um vídeo em que é mostrada grande quantidade de fuzis, pistolas e granadas, além de trajes camuflados. Nas imagens, ela exalta a organização criminosa e ameaça dominar o estado do Ceará e a cidade de Fortaleza. O vídeo viralizou nas redes sociais e circulou pelo WhatsApp nos últimos meses.
Publicidade
Segundo a polícia, os agentes foram atacados por traficantes que se esconderam em casas da localidade conhecida como Conjunto da Marinha e também nas matas e mangues que cercam a região. Foram apreendidos dois fuzis, pistolas, carregadores e munições, grande quantidade de tabletes de drogas e vários trajes camuflados conhecidos como roupas “Ghillie”, utilizados pelos traficantes para se esconderem em regiões de mata.
No início desta semana, o Disque Denúncia divulgou um dossiê que relata a atuação do tráfico de drogas do Salgueiro. Comandados pelo traficante Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, os criminosos intimidam moradores o obrigam que eles adquiram produtos roubados, além do uso de TV e internet ilegal. Investigações apontam que o tráfico de drogas está usado esse tipo de crime para alavancar a entrada de recursos financeiros.