Covid-19
Covid-19Reprodução
Por O Dia
Rio - Um morador de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é monitorado de perto pela secretaria de Saúde do município por ter testado positivo para a Covid-19 após retornar de uma viagem da Índia, epicentro de uma nova cepa, a B.1.617. O trabalhador está isolado. Ainda não há a confirmação se o paciente está com alguma variante.
A chamada variante indiana preocupa autoridades brasileiras desde a semana passada. Em São Luís, no Maranhão, um navio não pôde atracar na zona portuária pode ter registrado seis casos da nova cepa. Um dos tripulantes foi internado e segue intubado.
Publicidade
Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada pelo CIEVS/RJ (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), do governo do estado. O campista estava a trabalho na Índia e chegou ao Brasil no último sábado (22). Ele testou positivo para a Covid-19 através de um exame RT-PCR realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A secretaria de Saúde de Campos monitora o paciente, que está isolado. 
"O trabalhador está em contenção e isolamento preventivo. A pedido do CIEVS, vamos auxiliar na investigação genômica, com as informações do percurso que o paciente fez e os contatos que manteve. Ainda não há identificação do tipo de variante que o paciente está contaminado", afirmou o subsecretário de Saúde de Campos, Charbell Kury. As companhias aéreas Qatar e Latam foram notificadas pela Anvisa para acesso às listas de passageiros.
Publicidade
Ministério da Saúde implementa barreiras sanitárias para conter variante indiana
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu na tarde do último sábado (22) entrevista coletiva, em Brasília, para anunciar a liberação de 600 mil testes rápidos para identificar possíveis casos da variante indiana de covid-19 na cidade de São Luís. A capital maranhense registrou um caso de uma pessoa infectada com a variante nesta semana. A medida ocorre para evitar a propagação da variante pelo país.

Embora tenha sido registrado um caso da variante indiana no Brasil, de um passageiro de um navio que vinha da Índia e desembarcou no Maranhão, conforme o ministro não há indícios da transmissão comunitária da nova variante no país. O paciente foi intubado e encontra-se em estado grave e hospitalizado no Maranhão. A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

"Nosso receio é que esse tipo de variante passe a ter uma transmissão comunitária", disse o ministro, que afirmou que está monitorando a situação do paciente e de toda a equipe que atua no caso.

"O Ministério da Saúde, no intuito de aumentar o controle e a eficiência dessas medidas de bloqueio, vai encaminhar 600 mil unidades de testes rápidos para o estado do Maranhão para que se faça um bloqueio de pacientes, de passageiros nos aeroportos e nas fronteiras do estado", destacou.
Publicidade
*Com Agência Brasil