Foram apreendidos 70 pinos de cocaína com inscrições da facção criminosa TCP
Foram apreendidos 70 pinos de cocaína com inscrições da facção criminosa TCPReprodução
Por O Dia
Rio - A Polícia Civil do Rio prendeu no sábado (29) Douglas Patrick Ferreira Baptista, 30, apontado como "gerente" do tráfico de drogas de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O traficante também fornecia drogas para o Recreio dos Bandeirantes, segundo a polícia.
Publicidade
Policiais da 21ª DP (Bonsucesso) realizaram a prisão sem disparar nenhum tiro, a partir de um trabalho de inteligência. Com base em investigação, foi possível identificar o dia e a hora em que Douglas Patrick, conhecido como 'Banha' iria buscar uma nova carga de drogas.

Equipes da unidade policial monitoraram o deslocamento do veículo, um Fiat Siena preto, utilizado pelo traficante nesse tipo de compra. Os agentes fizeram a abordagem quando Douglas retornava para a Zona Oeste pela Linha Amarela, após buscar o carregamento de drogas na comunidade da Vila do João, dominada pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).

O motorista do veículo Valdinei de Souza, 44, também foi preso em flagrante. 
Confira vídeo:
Publicidade


Foi apreendida uma caixa de papelão preta com 70 pinos de cocaína com a inscrição "Complexo da Maré 3 pedra sobre pedra pó 20 só o certo prevalece" e o aviso "qualquer violação, reclama na boca".

A região de Vargem Grande e Vargem Pequena é dominada pela milícia, que terceiriza a venda de drogas para o tráfico, obtendo metade dos lucros. É o que a polícia chama de "narcomilícia".

As investigações dão conta que Douglas, inicialmente, vendia pequenas quantidades para usuários da comunidade Posto Saúde, na Zona Oeste. Ele foi procurado por Leonardo Magalhães Gomes da Silva, o "capitão Leonardo", e Gabriel da Silva Alves, o "Biel", que comandam a milícia da região para passar a comprar as drogas e repassá-los 50% dos lucros.

Capitão da PM, Leonardo Magalhães está preso e é apontado como chefe do tráfico e principal fornecedor de drogas vendidas em Vargem Grande, Vargem Pequena e Recreio dos Bandeirantes. O PM possui ligação com o chefe do tráfico de drogas do TCP no complexo da Maré Thiago Folly, o TH.

Já "Biel" está  foragido da Justiça e, pelas suas ligação com o TCP, passou a se esconder na comunidade Vila do João no Complexo da Maré, onde encontra-se até hoje. Segundo a 21ª DP, ele ordenava que Douglas passasse a comprar drogas de traficantes parceiros na comunidade Vila do João.