Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura novo ponto de vacinação na Zona Norte do Rio SES/ Divulgação

Por *Thalita Queiroz
Rio -  O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, esteve presente na inauguração do novo ponto de vacinação na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, Zona Norte, na manhã desse sábado (5). De acordo com Soranz, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera vacinar cerca de 20 mil pessoas da região da Penha e bairros adjacentes. "Vai ser na verdade um ponto de reforço para a região. Essa unidade é um ponto vinculado à Clínica da Família da Penha e vai servir para desafogar o andamento da vacinação nesse local", disse o secretário.
Ponto de vacinação na Basílica da Penha é inaugurado neste sábado  - Divulgação
Ponto de vacinação na Basílica da Penha é inaugurado neste sábado Divulgação
Publicidade
A abertura do ponto foi marcada com a celebração de uma missa do padre Thiago Sardinha de Jesus. Para o secretário de Saúde, a cerimônia foi um momento de reflexão para ele e para a equipe da secretaria que estava presente na Basílica. "A missa foi emocionante, vivemos um momento muito triste no mundo, muitas pessoas morreram, então foi um momento de esperança e expectativa para sairmos dessa. A vacinação é o ponto chave para voltarmos ao que éramos antes", explicou.
O posto funcionará somente aos sábados, das 8h às 13h, e poderá ser acessado pela escadaria da igreja ou pelo bondinho disponível, que transportará a população gratuitamente até o topo do santuário.
Publicidade
A SMS anunciou nesta sexta-feira (4), a antecipação do cronograma de vacinação previsto para a próxima semana. Na atual etapa da campanha, mulheres e homens receberão as doses do imunizante no mesmo dia, mas em turnos diferentes. Mulheres na parte da manhã, enquanto os homens à tarde.
Após a inauguração do novo ponto na Basílica da Penha, o secretário Daniel Soranz foi para a Ilha de Paquetá se encontrar com membros do comitê da Fiocruz, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Juntos, eles vão analisar o projeto que visa vacinar todos os moradores da Ilha de Paquetá contra a covid-19. Essa ação seria um experimento científico que pretende avaliar os efeitos da imunização em larga escala. 
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes