PF realiza a extradição de dois argentinos acusados de violência doméstica e feminicídio Divulgação / PF

Por O Dia
Rio - A Polícia Federal deflagrou a Operação Castellano com o objetivo de realizar a extradição de dois argentinos acusados, entre outros crimes, de violência doméstica e feminicídio na Argentina. A ação foi deflagrada, nesta segunda-feira, ainda na cidade do Rio de Janeiro, de onde os custodiados foram conduzidos, via Aeroporto Internacional do Galeão, até a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
Os presos, que não tiveram suas identidades reveladas, passaram a noite na Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu até a efetiva entrega, nesta terça-feira, às autoridades argentinas na Ponte Tancredo Neves, fronteira com a cidade de Puerto Iguazu.
Publicidade
Os extraditados, de 42 e 51 anos, foram presos em território brasileiro respectivamente, em 2019 e 2021, em razão de ordem de captura internacional da INTERPOL (Difusão Vermelha), e tiveram suas extradições para a Argentina deferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no mês de maio deste ano.
Segundo a PF, devido à pandemia da covid-19, a logística da extradição passiva dos estrangeiros está sendo atípica, já que o Brasil em cooperação policial direta está executando a escolta Internacional dos foragidos até a fronteira com o país vizinho.
Publicidade
Todo o procedimento foi acompanhado pelo Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro, representado pelo Cônsul Geral Claudio Gutierrez que desde a prisão dos extraditados prestou assistência consular aos seus nacionais.