Vacinação em massa tem início no Complexo da MaréRobson Moreira / Agência O Dia

Rio - Começou  a vacinação em massa no Complexo da Maré durante a manhã desta quinta-feira (29). A iniciativa é feita por meio de uma parceria entre a Fiocruz, a Redes da Maré e a prefeitura do Rio. Ela é parte de um estudo que tem como objetivo analisar a eficácia da vacina Oxford/Astrazeneca , que será aplicada em todos os moradores previstos no projeto, bem como em busca de verificar o comportamento da covid-19 na população imunizada.
Publicidade
A movimentação era intensa na clínica da família Adib Janete - onde aconteceu a solenidade que marcou o início da vacinação em massa - e as equipes se organizavam para receber a população. Nesta quinta (29), podem se imunizar pessoas de 33 até 25 anos de idade na Maré. A previsão é que cerca de 30 mil pessoas recebam a primeira dose até domingo (1). Aproximadamente 500 voluntários ajudam na realização do estudo que vai contemplar todos os moradores adultos da comunidade com a vacina.
A primeira pessoa imunizada foi o influenciador digital Raphael dos Reis Vicente, de 21 anos, que chegou acompanhado de sua avó, Maria Antônia. Ele mora na Nova Holanda e com um sorriso no rosto, compartilhou que a vacinação representava um momento especial em sua vida. "Estou me sentindo grato. A minha vez não estava tão longe, mas só de saber que vai ter tanta gente imunizada, eu fico feliz", afirmou.
Publicidade
 
Raphael lembrou que, em março deste ano, se contaminou com o coronavírus e durante o momento em que adoeceu, ele pode contar com o apoio do projeto Conexão Saúde - De olho na Covid-19, coordenado pela Ong Redes da Maré e Fiocruz.
Publicidade
"Em março testei positivo para a covid-19 e tive toda a ajuda deles. Recebi alimentação em casa, material de limpeza, cesta básica e fui acompanhado. Fiquei 17 dias em isolamento e consegui me recuperar", explicou.
Quem também compareceu para se vacinar foi a estudante de Educação Física Maria Eduarda, de 18 anos, que atua na ONG Luta pela Paz. Ela contou que precisou segurar a emoção para não chorar depois que recebeu a primeira dose.
Publicidade
"É um sentimento tão bom. Eu estava nervosa, mas deu tudo certo. Era para ter sido antes, porque esse projeto é muito bom e eu só faço um apelo para que todas as pessoas se vacinem, pelo amor de Deus. Estou otimista e acredito que se mudar de governo vai melhorar bastante o nosso país", disse.
O enfrentamento à covid-19 na Maré
Publicidade
O Complexo da Maré hoje reúne um conjunto de 17 comunidades e tem uma população de 140 mil moradores. São 141 pontos de vacinação que vão auxiliar na imunização dos moradores até domingo (1). O 38º Boletim da iniciativa Conexão Saúde - De olho na Covid-19, mostrou que ocorreram 147 mortes pela doença na Maré durante o início da pandemia, em março de 2020 até a chegada da iniciativa. Após as ações de testagem em massa, acompanhamento, assistência e monitoramento, foram 77 óbitos entre agosto de 2020 até meados de julho.
O médico sanitarista e assessor de relações internacionais da Fiocruz, Valcler Rangel, reconheceu a ocorrência de muitas mortes na comunidade por conta da covid-19, mas ressaltou a importância do trabalho que a Fiocruz tem feito para reduzir a mortalidade no Complexo. Após a realização da iniciativa Conexão Saúde - De olho na Covid-19, a taxa de mortalidade foi reduzida em 88%, e os registros de óbitos caíram 48% se comparado ao período anterior as ações.
Publicidade
"Tivemos uma notificação muito superior a de outras favelas do Rio. Por meio de um trabalho intenso, em que a prefeitura ajudou muito também, conseguimos reduzir a taxa de mortalidade. A telemedicina, a assistência social e o atendimento psicológico foram fundamentais para salvarmos vidas. Só na telemedicina fizemos mais de 10 mil atendimentos", explicou.
O pesquisador da Fiocruz e coordenador do estudo, Fernando Bozza, ressaltou os resultados do projeto e explicou que a vacinação em massa na Maré é também um momento simbólico tanto para os pesquisadores quanto para a população.
Publicidade
"Naquele momento, a Maré tinha um dos piores dados por covid-19. A mortalidade era o dobro do Rio e tinha uma das piores do Brasil. Agora, iniciamos um novo passo na Maré e o nosso objetivo é responder, entre muitas questões, a efetividade da vacina, a sua eficácia contra a variante Delta, e o nível de proteção entre os adultos imunizados e os demais públicos não imunizados", explicou.
Aprendizado para melhorar a Saúde do Rio
Publicidade
O secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, esteve presente durante o evento e destacou o aprendizado que a Prefeitura do Rio tem tido para novas possibilidades de ações e políticas de saúde em comunidades. Ele explicou que a relação entre Fiocruz e Maré não é uma novidade, e lembrou que a comunidade de Manguinhos também faz parte da parceria.
"É um super aprendizado. É uma pesquisa que não começa hoje, mas desde o início da pandemia. Com a parceria da Redes da Maré e a Fiocruz, o nosso objetivo é que a gente consiga de fato acompanhar a vacinação dessa população e os efeitos dela ao longo dos próximos anos, qual foi o seu efeito e possíveis alterações", explicou.
Publicidade
O estudo responsável pela vacinação em massa inclui duas linhas de atuação que vão ser conduzidas de forma simultânea. A primeira consiste na identificação de casos sintomáticos através da realização de testes RT-PCR, e a segunda linha é caracterizada por um levantamento populacional composto por 2 mil famílias residentes na Maré, mobilizando, ao todo, aproximadamente 8 mil indivíduos, que serão acompanhados por seis meses.
A diretora da ONG Redes da Maré, Eliana Silva, afirmou que a vacinação em massa na Maré é resultado de uma mobilização que a organização tem feito desde o início da pandemia, em busca de oferecer uma resposta no âmbito da saúde para os moradores.
Publicidade
"Temos 140 mil pessoas aqui, essa é uma mobilização que vem desde o início da pandemia e tentamos buscar de alguma maneira uma forma de responder as necessidades dos moradores de maneira organizada, realmente atendendo às demandas. Esse dia é exemplar para mostrar o quanto as articulações entre a comunidade, o governo e a pesquisa podem oferecer em questão de potência para pensar em mudanças positivas, sobretudo em relação à saúde da Maré", afirmou.
 *Estagiário sob supervisão de Gustavo Ribeiro