Operação de buscas pelos meninos desapercidos de Belford Roxo nesta sexta (30)Marcos Porto

Rio - A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) ainda aguarda o laudo da perícia realizada nos fragmentos dos ossos encontrados na última sexta-feira, no Rio Botas, em Belford Roxo, para saber se são dos três meninos desaparecidos desde dezembro do ano passado. Enquanto isso, buscas ainda continuam sendo realizadas, segundo a Polícia Civil.
Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, de 11 e Fernando Henrique, de 12, sumiram no dia 27 de dezembro. Eles foram vistos pela última vez em uma feira do Bairro Areia Branca, também em Belford Roxo.
Publicidade
Fernando Henrique, Alexandre Silva, e Lucas Matheus, estão desaparecidos há quase seis meses - Reprodução
Fernando Henrique, Alexandre Silva, e Lucas Matheus, estão desaparecidos há quase seis mesesReprodução
De acordo com o portal "G1", fios de cabelo também foram encontrados e o material deve levar pelo menos sete dias para ser analisado. Apesar disso, não está descartado que pode ser uma ossada de animal. Se ficar detectado que é de origem humana, os peritos vão investigar se é de indivíduo do sexo masculino ou feminino e se a idade é compatível com a dos garotos. Só depois disso, caso todos os fatores sejam compatíveis, é que o material será comparado com o material genético já colhido pela polícia dos familiares dos meninos desaparecidos.
Publicidade
Em uma análise prévia, o perito criminal Arthur Couto não descartou a hipótese dos ossos serem humanos.
“O material ainda tem que ser analisado, mas parece se tratar de pedaços de coluna e costela. Também tinham fios que pareciam ser de cabelo humano. Também será feito exame de DNA”, explicou. As amostras serão enviadas ainda hoje para exames laboratoriais. Não há previsão para o resultado.

Com o apoio de uma ferramenta chamada garateia, capaz de revirar a superfície do leito do rio, homens dos Bombeiros retiraram um saco preto, por volta das 11h20 de sexta-feira, horário em que a perícia técnica da especializada foi acionada.
Testemunha disse que irmão jogou corpos no Rio
Publicidade
Na quarta-feira, uma testemunha relatou que o seu irmão, um traficante de 22 anos, teria participado das mortes dos meninos Lucas Matheus, 9 anos, Alexandre Silva, 11, e Fernando Henrique, 12. Em depoimento, ele contou que os garotos teriam sido espancados e mortos por ordem do traficante José Carlos dos Prazeres Silva, conhecido como Piranha ou Cem, no interior do condomínio Amarelo, que fica dentro da comunidade do Castelar, em Belford Roxo.
A polícia conseguiu o depoimento do irmão dele, que negou as acusações, mas admitiu ter jogado sacos entregues por traficantes no rio. O DIA questionou à Polícia Civil se alguém foi preso, mas a resposta enviada pela assessoria de imprensa foi que "as investigações e buscas seguem em andamento".