Vacinação de adolescentes é retomada nesta segunda-feiraReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O município do Rio retoma a imunização dos adolescentes, por faixa etária, nesta quarta-feira (22). O público da vez será o das meninas de 13 anos, que também serão atendidas nesta quinta (23). Na sexta (24), serão imunizados os meninos da mesma idade. A vacina utilizada neste grupo será a da Pfizer, única autorizada pela Anvisa para a faixa etária. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira.
 
A imunização dos adolescentes foi suspensa na última sexta (17) por falta de doses. Na última semana, apenas o grupo de 14 anos foi imunizado. Na quarta-feira (15), o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica recomendando a estados e municípios a suspensão da vacinação do público adolescente sem comorbidades. A nova orientação foi emitida logo após o início da campanha de imunização desse público-alvo, mas o município seguirá com a vacinação do grupo.
Segundo o membro do comitê da Prefeitura do Rio e vice-presidente na Sociedade Brasileira de Infectologia, o Dr. Alberto Chebabo, a decisão de manter a vacinação de adolescentes é baseada em avaliações técnicas e estudos comprovados. 
"A decisão foi baseada nos dados de segurança e nas recomendações das principais sociedades médicas, como Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), além do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e no posicionamento da Anvisa ratificando a indicação da vacina aprovada para esta população", disse o especialista.
Nesta segunda (20), também é aplicada a segunda dose e a dose de reforço, destinada para idosos de 89 anos ou mais. O calendário da dose de reforço seguirá com uma idade por dia até sábado (25), quando idosos de 84 anos serão vacinados. Esta etapa da vacinação é destinada aos idosos que receberam a segunda aplicação há, pelo menos, três meses, ou seja, em junho.
A ex-professora de piano, Teresa Malta, de 89 anos, esteve no Palácio do Catete, na Zona Sul, nesta segunda, para receber a dose de reforço para os idosos. Ela tomou as duas primeiras doses de CoronaVac e a terceira de Pfizer. A dose de reforço, na cidade do Rio, é de AstraZeneca ou Pfizer.
"Ela ficou muito bem, não teve reação nenhuma, queria mesmo tomar vacina. Graças a Deus não pegou porque tem gente que pega até com duas e agora ela teve a oportunidade de tomar a terceira. A gente fica mais tranquila porque ela adora sair", conta a filha de Teresa, a designer Ariane Mitidiere, de 63 anos.
Teresa conta que ficou satisfeita em tomar mais uma dose e que pode repetir se for necessário. "Tomei a terceira dose e se precisar de outra, a gente toma", contou.
A segunda dose da CoronaVac também voltou a ser aplicada nesta segunda. A segunda dose estava suspensa desde a semana passada por conta de um lote de 166 mil doses retido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que seriam enviados ao Rio. O lote faz parte da remessa que foi envasada em um laboratório não inspecionado pelo Brasil.
Quem estava marcado para tomar a segunda dose na semana passada e não o fez, já pode ir aos postos de vacinação. É preciso levar um documento original com foto, o número do CPF e o comprovante da primeira dose.
Nova remessa
Nesta segunda-feira (20), o estado conclui distribuição do maior lote de vacinas contra a covid-19 aos 92 municípios fluminenses. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão distribuídas 1,4 milhão de doses de imunizantes, sendo 676,2 mil da Pfizer (destinada a primeira e segunda aplicações); 5.574 mil da Coronavac (sendo primeira e segunda dose); e 240,2 mil da AstraZeneca (para D2). As remessas chegaram à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, entre sexta (17) e sábado (18).
Confira os públicos desta semana
Idosos entre 89 até 84 anos são vacinados até sábado, adolescentes de 13 anos, entre quarta e sexta-feira, pacientes imunossuprimidos com 60 anos ou mais, entre esta segunda e terça, com 40 anos ou mais a partir de quarta e pacientes com 12 anos ou mais a partir do dia 29. A segunda dose por idade também é aplicada.