Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos apreende cerca de uma tonelada de parafusos furtados da SuperViaFábio Costa / Agência O Dia

Rio - A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) fez, nesta segunda-feira (20), uma apreensão de quase uma tonelada de parafusos e grampos usados na fixação de trilhos de trem furtados em Madureira, na Zona Norte. Segundo o delegado titular da especializada, Gustavo de Mello, o material estava guardado no interior de uma loja de artigos religiosos e seria usado para trabalhos religiosos. Quatro pessoas que trabalhavam no local foram presas.
Os investigadores teriam chegado ao local após denúncias. O material tem peças usadas na fixação de trilhos como parafusos, grampos e grilhões.
"Nossos agentes foram até lá se passando por clientes e se depararam com essa carga que pode passar de uma tonelada", disse o delegado.
Questionado sobre o prejuízo causado pelos Furtos, o titular da DRF disse que o material não tem valor de revenda em ferros velhos.
"Esses objetos são feitos de ferro, não chegam nem a 1 kg, então possuem um valor irrisório. O mais grave é a retirada deles das ferrovias, o que gera uma instabilidade nos trens. Pelo que apuramos com o funcionários da loja, eles seriam usados em trabalhos religiosos", explicou Mello.

Ainda segundo ele, esse material era comprado pela loja por intermédio de usuários de drogas que retiram o material da linha férrea. Dois funcionários da Supervia foram acionados e avaliam a carga furtada.

Segundo esses profissionais da Supervia, uma pequena parte do material furtado deve ser reaproveitado, a outra está em condições ruins, o que deve impedir a utilização. "Alguns vão virar sucata, não tem o que fazer", disse o funcionário.