Homenagem a Artur Xexéo na Praça Edmundo BittencourtAlexandre Macieira/Prefeitura do Rio

Rio - O jornalista, escritor e dramaturgo Artur Xexéo, morto em junho deste ano após descobrir um linfoma não Hodgkin de células T, ganhou uma placa na Praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Xexéo morou no bairro Peixoto durante quatro décadas. 
"Xexéo era um homem das artes, um crítico excepcional, com a alma carioca, que faz deste lugar tão especial. Como prefeito, em nome dos cariocas, é um prazer estar aqui deixando o nome dele gravado na praça. Esse é um espaço para a gente lembrar desse exemplo de profissional, defensor das artes e da diversidade. Viva Xexéo!", declarou o prefeito Eduardo Paes.
A homenagem reuniu familiares, amigos e admiradores do cronista. Estiveram presentes jornalistas que trabalharam com Xexéo, como Zuenir Ventura, Ancelmo Gois, Arthur Dapieve, Flávia Oliveira, entre outros.
"Estou feliz porque a homenagem acabou sendo o único momento em que conseguimos reunir todos os amigos e familiares. Ficam muitas lembranças, foram 30 anos morando juntos, passávamos aqui todo dia, porque era o caminho para padaria, supermercado e comprar jornal", contou o viúvo Paulo Severo.
A praça passou por uma grande reforma. Foram executados pela Secretaria Municipal de Conservação serviços de reparo e pintura de frades e mobiliário em concreto, recuperação da calçada em pedras portuguesas, reposição de pavimentação no entorno da praça e conserto dos alambrados da quadra e do parquinho infantil.
Além disso, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, restaurou tanto o chafariz quanto o gradil que o cerca. Feito em concreto armado e assinado por Francisco Bolonha, o chafariz passou mais de quatro anos sem funcionar.
"Tivemos o cuidado de olhar os detalhes da praça e cuidamos dela como um todo. As pedras portuguesas estavam muito ruins, bem como o entorno com muitos buracos. Além disso, religamos o belíssimo chafariz, que não funcionava há quatro anos", disse a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco.