Linhas de ônibus passam a ser multadas automaticamente a partir de hoje, nesta terça (19), foto do ponto final da linha 639.Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - Com a nova ferramenta de monitoramento da Secretaria Municipal de Transportes do Rio implementada desde o início de outubro, começou nesta terça-feira (19) a fase que aplica multas automáticas às linhas que não operarem com a quantidade adequada de ônibus nas ruas. O valor da cada penalidade é de R$ 1.926,75. Pelas próximas duas semanas, 50 linhas serão acompanhadas (veja a lista no fim da matéria). 
No início do mês, a Secretaria pasou a operar a ferramenta que permite monitorar os dados de GPS dos ônibus, para saber com precisão a localização de cada um. Assim, os técnicos da pasta observam se as empresas estão circulando com a frota menor do que a determinada para cada linha. 
O sistema começou a gerar multas automáticas para 50 linhas. Na segunda etapa, prevista para o dia 1º de novembro, outras 47 linhas serão fiscalizadas. Na terceira e última fase, dia 15 de novembro, a expectativa é de que todas as linhas regulares do sistema de ônibus sejam acompanhadas.
"O sistema até então disponibilizado pelas próprias concessionárias apresentava problemas de instabilidade e não gerava relatórios, o que impossibilitava o acompanhamento do histórico das linhas. Para monitorar a rede, era necessário que um fiscal contasse os ônibus em tempo real manualmente no mapa, linha a linha. A ferramenta desenvolvida pela SMTR é capaz de monitorar automaticamente a operação de toda a rede de ônibus e já é integrada com o sistema de aplicação de multas", explicou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio.
De acordo com a frota determinada pela prefeitura, o consórcio Intersul deve rodar com 1.310 ônibus, o Internorte com 2.062, o Transcarioca com 1.520 e o Santa Cruz com 1.585, totalizando 6.477 veículos disponíveis no Rio. Hoje, das 496 linhas existentes, apenas 107 (21,7%) rodam efetivamente na cidade com a frota e frequência determinadas. 
"O sistema tem dados confiáveis, que ficam armazenados com transparência. Sem a necessidade de contar o número de ônibus, o trabalho de fiscalização nas ruas pode se concentrar agora na prestação de outros serviços importantes, como o estado de conservação dos veículos e o funcionamento dos equipamentos obrigatórios de acessibilidade", afirmou a secretária.
SMTR quer modernização de todos os modais de transporte da cidade
A Secretaria Municipal de Transportes ressaltou, em nota, que trabalha para "promover um novo modelo de gestão do transporte público coletivo, que inclui ônibus, vans, cabritinhos (kombis), BRT e VLT, e vai permitir a modernização do sistema e transparência às receitas, além de possibilitar uma nova forma de remuneração que garanta, de fato, que os ônibus estejam rodando nas ruas".
A pasta lembrou ainda que publicou o edital de licitação da bilhetagem nos transportes, que dará ao Município, segundo a SMTR, "o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros em todas as linhas".
Rio Ônibus: empresas são 'pagadoras de impostos'
Em nota, o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus, defendeu que as viações são "formalmente constituídas" e "pagadoras de impostos", ao contrário dos transportes ilegais, como as vans.
"As referidas multas não deixaram de ser pagas, estão sob cabíveis recursos administrativos. O Rio Ônibus ressalta que as empresas de ônibus são formalmente constituídas, pagadoras de impostos e também de multas recebidas, diferentemente de sistemas ilegais de transportes em operação na cidade, que circulam livres de fiscalização e que sequer recebem multas, promovendo caos e degradação à mobilidade urbana do Rio de Janeiro".
Balanço do primeiro dia 
A SMTR informou, em nota, o balanço do primeiro dia de aplicação de multas automáticas será divulgado pela pasta nesta terça-feira pela manhã. 
50 primeiras linhas monitoradas:

864 - Bangu - Campo Grande
371 - Praça Seca - Praça Tiradentes
565 - Tanque - Gávea
309 - Alvorada - Central
606 - Engenho de Dentro - Rodoviária
624 - Mariópolis - Praça da Bandeira
878 - Tanque - Barra da Tijuca
639 - Jardim América - Saens Peña
232 - Lins - Castelo
790 - Campo Grande - Cascadura
774 - Madureira - Jardim América
629 - Irajá - Saens Peña
838 - Jardim Maravilha - Campo Grande
483 - Penha - General Osório
298 - Acari - Castelo
315 - Central - Recreio dos Bandeirantes
343 - Jardim Oceânico - Candelária
557 - Rio das Pedras - Copacabana
363 - Vila Valqueire - Candelária
249 - Água Santa - Carioca
550 - Cidade de Deus - Gávea
328 - Bananal - Candelária
918 - Bangu - Irajá
721 - Vila Cruzeiro - Cascadura
312 - Olaria - Candelária
324 - Ribeira - Candelária
900 - Merck - Downtown
108 - Jardim de Alah - Rodoviária
497 - Penha - Cosme Velho
220 - Usina - Candelária
779 - Pavuna - Madureira
954 - Taquara - Recreio
399 - Pavuna - Passeio
463 - São Cristóvão - Copacabana
805 - Alvorada - Jardim Oceânico
292 - Engenho da Rainha - Castelo
712 - Cascadura - Irajá
390 - Curicica - Candelária
756 - Santa Cruz - Coelho Neto
905 - Bonsucesso - Irajá
548 - Alvorada - Metrô Botafogo
794 - Cascadura - Bangu
621 - Penha - Saens Peña
394 - Vila Kennedy - Tiradentes
793 - Pavuna - Sulacap
770 - Campo Grande - Coelho Neto
812 - Carobinha - Bangu
840 - São Fernando - Campo Grande
412 - Saens Peña - Gávea
897 - Paciência - Pingo d'Água