Nova classificação do mapa da cidade REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira (29), durante a apresentação do 43º Boletim Epidemiológico, uma nova escala para medir o risco de transmissão da covid-19 no Rio. Nela, aparece uma nova classificação, a de 'risco baixo', a qual a capital fluminense se encontra neste momento. Até então, o mapa da cidade apresentava possibilidades de risco 'muito alto', 'alto' e 'moderado'.
Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, a inserção de uma nova classificação foi uma sugestão do Comitê Científico, que orienta a prefeitura nas tomadas de decisão. Para avaliar qual a cor do mapa de risco da cidade, técnicos da secretaria avaliam dois indicadores principais: a incidência e a taxa de mortalidade, patamares que estão em queda semanalmente. Em 2021, o mapa de risco apresentou, por 18 semanas consecutivas, risco muito alto; nas 18 semanas seguintes, risco alto; e outra seis semanas com risco moderado.
"Foi sugerido que a prefeitura pudesse reajustar seu mapa de risco para mostrar de fato a situação epidemiológica atual", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia.
"Quando a gente fala de 2% de leitos ocupados por covid, quando falamos de uma taxa de transmissão de 0,3%, é bem impressionante. A gente não esperava viver um momento epidemiológico tão favorável em tão pouco tempo. Nosso Comitê, avaliando esses dados, afirmou que precisávamos ter coerência com o momento em que a gente está vivendo ao passar isso para a população. A criação dessa categoria facilita a comunicação", comentou o secretário Daniel Soranz.
O estado tem um outro mapa de avaliação de risco, que avalia todos os 92 municípios. Nele, o Rio também aparece em risco muito baixo.