SMS aguarda que a Secretaria de Estado de Saúde informe sobre a liberação das doses Fábio Costa

Rio - O Rio espera receber, nesta quarta-feira (3), novos lotes de vacina contra a covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O envio deve acontecer quando a Secretaria de Estado de Saúde liberar as remessas.
Após a pausa na vacinação devido ao feriado, cariocas comemoraram o esquema vacinal completo nesta quarta, no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, Zona Norte do Rio. 
"Eu tomaria [o imunizante] de qualquer marca, porque a vacina é fundamental para a nossa sobrevivência. Eu sou a louca das vacinas, eu tomo todas. Tem vacina? Eu tomo", contou a dentista Sônia Schmitd, de 59 anos, que recebeu a terceira dose como profissional de saúde.
"Trabalho de casa, então a importância dessa vacina não é só por mim, é mais pela minha família. Meu pai e minha mãe são de grupo de risco. Então, eu penso neles também, não só em mim. Eu acho que é tão importante quanto qualquer outras causa que possamos fazer pelos nossos familiares", explicou Leonardo da Silva Côrtes, de 25 anos, que recebeu a segunda dose na unidade de saúde da Tijuca.
De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação de idosos deve continuar até o dia 13 de novembro, quando o município alcançará a população dos 61 anos ou mais. Profissionais da saúde que receberam a segunda dose em maio e junho deste ano também receberão o reforço vacinal no município até o dia 30 deste mês.
Entre quinta (4) e sábado (6), o Rio prevê imunização com a terceira dose para pessoas a partir de 63 anos. Idosos de 60 anos ou mais que receberam a segunda dose até 31 de março deste ano na cidade do Rio poderão receber a dose de reforço a qualquer momento, já que o calendário por idade da 3ª aplicação segue normalmente.