Em sintonia com o crescimento mundial do mercado de games, a Naturgy apoia desde 2019 o curso de graduação em Jogos Digitais do Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP), que acaba de formar oito alunos da região. Eles estão aptos para o desenvolvimento de jogos compatíveis com as mais diversas plataformas digitais, considerando todas as etapas que constituem um jogo, como roteiro, descrição dos personagens, modelagem, criação do ambiente digital, estratégias e finalização.
O jovem pode, inclusive, após a conclusão da faculdade, atuar como autônomo, produzindo seus próprios projetos, em empresas de desenvolvimento de jogos ou, ainda, em outras áreas. De acordo com o professor e coordenador do curso, Eliney Sabino, a formação não só mudou a vida dos alunos, mas gerou impacto nas famílias deles.
“Alunos que sequer tinham condições financeiras para se manterem agora podem ajudar suas famílias, incentivar e levar outras pessoas com a mesma situação a enxergar que, por meio da Educação, se rompem as barreiras da desigualdade social. Foi incrível ver a transformação de cada um”, avalia Sabino, reiterando que esse é o verdadeiro papel social da parceria Naturgy e Facens.
José Fernando Piovesan, um dos alunos do curso, acredita que, futuramente, os jogos serão usados para além da diversão. “É possível criar aplicações para empresas, para a área da Saúde e bem-estar também, por exemplo, fazendo com que as pessoas tenham experiências incríveis”, afirma.
Piovesan pretende, em breve, ter sua própria startup. “Se não fosse a Naturgy e a Facens, nada disso teria acontecido. A iniciativa deu oportunidade para pessoas muito inteligentes mostrarem que são capazes. Espero que sempre tenham ações como essa nas faculdades, pois muitos só precisam de uma chance”, defende o formando.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.