Cidade do Rio entra em estágio de mobilização nesta quarta-feira (15)Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de mobilização, às 15h35 desta quarta-feira, devido à previsão de pancadas de chuva moderada a forte para as próximas horas na cidade. É a segunda vez, em menos de 24 horas, que o município entra neste estágio, que é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
No momento, núcleos de chuva atuam sobre Duque de Caxias, com deslocamento em direção à Zona Norte da cidade, podendo atingir principalmente a região da Ilha do Governador e Penha. O Alerta Rio divulgou que houve registro de chuva forte na estação Estrada Grajaú/Jacarepaguá e chuva fraca na estação Recreio dos Bandeirantes.
Outros núcleos começam a se formar sobre o Maciço da Pedra Branca. Ainda de acordo com o Alerta Rio, para as próxima horas, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte nas regiões citadas acima. Por conta do calor e alta umidade, há chances de formação de núcleos de chuvas em outros pontos da cidade do Rio.


Na última terça-feira, a Baixada Fluminense teve estragos por causa da chuva. Bolsões d'água foram registrados em diversas ruas dos bairros Jardim Iguaçu e Jardim Primavera. Com a possibilidade de uma nova chuva potente, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, alertou à população pelas redes sociais. "Informação importante: temos previsão de chuva forte hoje mais para a tarde/noite. Trata-se de uma previsão mas não custa aqui deixar um lembrete: Caso ela aconteça, pedimos que permaneçam em locais seguros e deixem de se deslocar pela cidade até que as coisas melhorem", escreveu o prefeito.
Recomendações:
. Siga sua rotina;
. Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações.
. Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
. Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta
enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
. Baixe o aplicativo do COR, disponível em Android ou iOS;
. Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).