Estação Imunana Elevatória de Água Bruta e ponto de captação de água, em Magé Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e o Comitê Guandu-RJ lançaram nesta quarta-feira, no auditório do Inea, o Programa Sanear Guandu. O conjunto de obras de esgotamento sanitário, que vai impedir o despejo de cerca de 10 milhões de litros de esgoto por dia em rios que drenam o Guandu e nele próprio, tem previsão de início para o primeiro bimestre de 2022, com um investimento de aproximadamente R$ 56 milhões.
"Estaremos atuando em parceria com as prefeituras e empresas contratadas, dando atenção às famílias e pescadores da área do Guandu", explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
O Sanear Guandu é voltado para as regiões periurbanas dos municípios e foi idealizado através de um diagnóstico das necessidades de esgotamento sanitário dessas áreas dos quinze municípios pertencentes à bacia do Guandu, como a Ilha de Guaratiba no Rio de Janeiro; às comunidades do Marapicu, Jacetuba e Rio Douro em Nova Iguaçu; e Chapadão, Vila Americana, Fazendinha e Vista Alegre em Queimados, entre outros.
Com o estudo, foram elaborados projetos básicos e executivos para os municípios, com soluções ambientais e econômicas, que vão atender cerca de 19,5 mil domicílios, uma população aproximada de 73 mil pessoas, que geram cerca de 10 milhões de litros de esgoto por dia. Para o programa, serão construídas 46 estações de tratamento de esgoto e quase 13 mil soluções individuais, que são alternativas ambientalmente corretas para o tratamento de esgoto em bairros afastados das estações.
No evento de lançamento foram apresentados os dois consórcios de empresas, Novo Guandu e Sanear Rural, que vão realizar as obras nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, Japeri, Itaguaí, Paracambi, Mangaratiba, Piraí, Mendes e Rio Claro. Já os municípios de Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin, que também fazem parte da bacia do Guandu, serão atendidos através de Acordo de Cooperação Técnica no qual receberão cerca de R$ 22 milhões para a execução direta das obras.