Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco)Marcos Porto / Agência O Dia

Rio - A Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizou, na tarde desta quinta-feira (16), ações em Nova Iguaçu e Seropédica, com o objetivo de combater a prática criminosa de grupos milicianos que atuam nas localidades. Durante o patrulhamento, que aconteceu na Estrada Rio São Paulo, entre o KM 32 e KM 39, agentes prenderam os criminosos identificados apenas como Russão, de 26 anos, Orelha de 23, e Piloto, de 29.
Segundo as investigações, os milicianos integram um grupo liderado por Danilo Dias Lima, o Tandera, e por Delson Lima Neto, o Delsinho. O trio teria sido flagrado monitorando os veículos utilizados por policiais da Draco em tempo real. Os criminosos utilizavam celulares e aplicativos de mensagens. 
Dados investigativos apontam ainda que Orelha, antes de se associar a Tandera e, apesar de ser morador de Nova Iguaçu, já integrou uma milícia na comunidade da Barão, na Praça Seca, Zona Oeste, que já foi liderada pelos milicianos Edmilson Gomes de Menezes, o "Macaquinho", Diego Luccas Pereira, o "Playboy de Fubá", e Leonardo Luccas Pereira, o "Leléo".
Agentes informaram também que Russão possui inúmeras passagens policiais por roubo qualificado, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Agora, os criminosos responderão pelo crime de associação criminosa e roubo.