Rio - As inscrições para o vestibular 2022 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) já estão abertas. São mais de 5 mil vagas distribuídas em 64 cursos de graduação nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de janeiro.
A Uerj, assim como as demais universidades, teve seu calendário acadêmico afetado pela pandemia de covid-19. Para ajustá-lo, a instituição resolveu fazer o vestibular 2022 em um único exame, que será realizado no dia 20 de março de 2022, com questões de múltipla escolha e uma redação. Antes, o candidato fazia uma prova com 60 questões objetivas e, meses depois, uma específica com redação e perguntas discursivas.
A prova de múltipla escolha mantém as 60 questões, divididas entre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol, Inglês ou Francês), Matemática e Química.
São indicados os livros de literatura Sonetos, de Luís de Camões, para a prova de Língua Portuguesa/Literatura, e Uma Janela em Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, para a Redação.
Quem for aprovado na chamada regular, iniciará as aulas em 13 de junho, enquanto os classificados das demais chamadas começam em 19 de outubro.
Candidatos que vivem em carência socioeconômica, aqueles com renda per capita (por pessoa da família) mensal igual ou inferior a R$ 1650, podem concorrer às seguintes modalidades de cota.
- 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
- 20% para estudantes oriundos do ensino médio da rede pública de ensino;
- 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por motivo de serviço.
Além disso, o estudante que ingressar na Uerj pelo sistema de cotas recebe a Bolsa-permanência, que atualmente é de R$ 550,00, até o tempo máximo do currículo previsto para cada curso. Essa ajuda de custo tem o objetivo de garantir a frequência nas disciplinas e atividades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.