Os interessados têm até o dia 12 de janeiro para se increver pelo site da instituiçãoReprodução / Internet

Rio - As inscrições para o vestibular 2022 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) já estão abertas. São mais de 5 mil vagas distribuídas em 64 cursos de graduação nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de janeiro. 
A Uerj, assim como as demais universidades, teve seu calendário acadêmico afetado pela pandemia de covid-19. Para ajustá-lo, a instituição resolveu fazer o vestibular 2022 em um único exame, que será realizado no dia 20 de março de 2022, com questões de múltipla escolha e uma redação. Antes, o candidato fazia uma prova com 60 questões objetivas e, meses depois, uma específica com redação e perguntas discursivas. 
A prova de múltipla escolha mantém as 60 questões, divididas entre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol, Inglês ou Francês), Matemática e Química.
São indicados os livros de literatura Sonetos, de Luís de Camões, para a prova de Língua Portuguesa/Literatura, e Uma Janela em Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, para a Redação.
Quem for aprovado na chamada regular, iniciará as aulas em 13 de junho, enquanto os classificados das demais chamadas começam em 19 de outubro.  
Mais informações sobre a prova estão disponíveis no link https://www.vestibular.uerj.br/
As Cotas
Candidatos que vivem em carência socioeconômica, aqueles com renda per capita (por pessoa da família) mensal igual ou inferior a R$ 1650, podem concorrer às seguintes modalidades de cota.

- 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;

- 20% para estudantes oriundos do ensino médio da rede pública de ensino;

- 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por motivo de serviço.

Além disso, o estudante que ingressar na Uerj pelo sistema de cotas recebe a Bolsa-permanência, que atualmente é de R$ 550,00, até o tempo máximo do currículo previsto para cada curso. Essa ajuda de custo tem o objetivo de garantir a frequência nas disciplinas e atividades.