Hemorio sofre com queda no estoque do banco de sangueDivulgação/Governo do Estado

Rio - A partir de terça-feira, Hemorio será mais um pólo de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro. Além de incentivar as últimas doações de sangue no ano, o hemocentro se torna mais um braço do município na estratégia de conter o avanço da epidemia na capital. O Homerio se programa para atender 150 pessoas diariamente, num esforço coletivo que terá continuidade até a próxima quinta-feira, dia 23/12. 

"Este é um período muito crítico para o Hemorio, já que as recentes chuvas somadas à pandemia e às festas de fim de ano reduziram as doações drasticamente. Essa iniciativa tem o objetivo de atrair a população que ainda não se vacinou contra a gripe para fazer sua doação de sangue e ser imunizado em seguida", explicou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Um atrativo este ano será a ação 'Noite Feliz'. Para multiplicar o sentimento de solidariedade, o Hemorio aposta na iniciativa que tem como objetivo complementar a ceia dos mais população mais carente. 200 cestas natalinas de alimentos, doadas pelo supermercado SuperPrix, serão destinadas aos familiares de pacientes da unidade.
Neste mesmo dia, para engajar o público a participar, também serão oferecidos panetones artesanais para as primeiras 200 pessoas que doarem sangue na sede do Hemorio, no Centro. Este mês, o Hemorio registrou queda de 690 bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2020, reflexo da pandemia de Covid-19, da epidemia de gripe e das fortes chuvas nas últimas semanas. Até o momento, cerca de 80 mil doações foram coletadas ao longo de 2021.

A doação é fundamental para garantir o suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio. O atendimento no Hemorio também segue normal, com funcionamento de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca 8, Centro.
Quem pode doar:

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doença de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 30 dias do fim dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.