Novo coronavírusPixabay - Creative Commons

Rio - Uma semana após o ataque hacker na base de dados do Ministério da Saúde (MS), o Painel de Monitoramento Covid-19 segue sem atualização nesta terça-feira. Criada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a página informa a quantidade diária de casos confirmados e óbitos pelo novo coronavírus no Rio. 
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informa que o Mapa de Risco da Covid-19 não foi atualizado devido à instabilidade nos sistemas de informações do Ministério da Saúde, que são as fontes de dados para casos e óbitos provocados pela doença", afirmou.
A instabilidade nos sistemas do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira, 13. Na madrugada do dia, funcionários da pasta ficaram sem acesso ao e-mail corporativo, a rede de telefonia e a intranet. Segundo o portal R7, os servidores foram surpreendidos com o bloqueio do sistema e não conseguiram acessar sequer os usuários dos computadores para atualizar informações sobre a pandemia da covid-19, atender a demanda dos estados e avaliar informações de saúde em geral.