Pandemia da covid-19Daniel Castelo Branco / Agência O DIA

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que os dados do portal de monitoramento da Covid-19 no Rio não pode ser atualizado nesta segunda-feira. Por causa de problemas na base do Ministério da Saúde, o número de casos e mortes pela doença causada pelo novo coronavírus não puderam ser divulgados.
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que os dados de casos e óbitos por Covid-19 não puderam ser divulgados no Portal Covid-19 devido à indisponibilidade dos sistemas do Ministério da Saúde", afirmou a SES, em nota.
Nesta segunda-feira, o sistema do Ministério da Saúde foi atacado novamente. Na madrugada de hoje, funcionários da pasta ficaram sem acesso ao e-mail corporativo, a rede de telefonia e a intranet. Segundo o portal R7, os servidores foram surpreendidos com o bloqueio do sistema e não conseguiram acessar sequer os usuários dos computadores para atualizar informações sobre a pandemia da covid-19, atender a demanda dos estados e avaliar informações de saúde em geral.
Na sexta-feira, o site da pasta, as plataformas do ConecteSUS, Painel Coronavírus e DataSUS saíram do ar por causa de um ataque hacker. Na ocasião, ao tentar acessar o site, usuários se depararam com uma mensagem afirmando que os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. "Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados", dizia o texto. Apesar do susto, em nota, a pasta afirmou que não houve perda de informações e todos os dados foram restaurados.
Vacinação no Rio
A Prefeitura do Rio disponibilizou, nesta segunda-feira, 18.375 doses do imunizante produzido pela farmacêutica Johnson & Johnson contra covid-19 nos postos de saúde do município. A quantidade recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é destinada ao reforço dos cariocas que receberam a dose única da Janssen.
"Atenção! Recebemos 18.375 doses da vacina Janssen, que já estão disponíveis nos postos, para aplicação de dose de reforço, enquanto durarem os estoques. Aguardamos a chegada de novas doses, com previsão para a próxima semana. É importante ressaltar que as vacinas da Pfizer e AstraZeneca seguem disponíveis para dose de reforço de quem tomou a Janssen", afirmou a SMS.