Fachada do Hospital Federal de BonsucessoReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Um princípio de incêndio atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, na tarde desta segunda-feira. Por conta da incidente, pacientes e funcionários foram evacuados às pressas do local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel de Ramos foi acionado às 14h e a situação totalmente controlada às 14h30. Não houve registro de feridos.
Ainda de acordo com a corporação, um curto-circuito no sistema elétrico da unidade foi responsável pela fumaça vista no prédio 6, onde ficam os ambulatórios.
Procurado pelo DIA, a direção do Hospital Federal de Bonsucesso informou que o curto aconteceu em um disjuntor no térreo da unidade. A peça foi trocada e o estabelecimento funciona normalmente.
"É importante ressaltar que não houve incêndio. O HFB possui brigada de incêndio e autorização do Corpo de Bombeiros para funcionamento, após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e cumprimento dos parâmetro de segurança", diz a nota.
Incêndio de grandes proporções 
Em outubro do ano passado, o prédio 1 foi atingido por um incêndio de grandes proporções, provocando a morte de dezesseis pacientes. No local, funcionavam os setores de emergência, cirurgias de alta complexidade, enfermarias, hemodiálise e exames de imagens. O fogo começou no subsolo e as chamas se alastraram e atingiram o almoxarifado.
Por conta do incêndio, a unidade precisou ser fechada e transferir em caráter emergencial todos os pacientes que estavam internados. No dia do incêndio, 192 pacientes que estavam nos prédios 1 e 2 foram transferidos para outros blocos do complexo e para outros hospitais do Rio. Entre eles, 37 tiveram alta e três morreram. Semanas depois, mais 13 dos pacientes transferidos faleceram.