Segundo a prefeitura, o programa irá realizar intervenções em 22 comunidades e vai entregar mais de 40 mil novos títulos de propriedade até 2024Prefeitura do Rio / Divulgação
Segundo a prefeitura, o programa irá realizar intervenções em 22 comunidades e vai entregar mais de 40 mil novos títulos de propriedade até 2024. Os objetivos práticos esperados são a instalação de redes de abastecimento de água, instalação de esgotos sanitários e drenagem pluvial, obras nas malhas viárias internas e no entorno, instalação de sistema de LED para iluminação nas ruas e praças, implantação de sistema de coleta de lixo e reciclagem e consolidação e criação de áreas de lazer com áreas verdes.
Para a regularização fundiária serão divulgadas normas oficiais de uso e ocupação do solo. Além disso, será feita uma numeração oficial de moradias das comunidades e também, toda certidão de regularização terá registro em cartório pela prefeitura.
“A regularização fundiária vai muito além do que um código de endereçamento postal, um CEP. A gente dá às pessoas acesso a um direito constitucional importante, que é a plena cidadania. (...) Nessa retomada do programa Morar Carioca, a novidade é que vamos fazer a regularização fundiária em paralelo às obras de urbanização das comunidades, o que vai agilizar todo o processo”, comentou o Secretário de Habitação, Cláudio Caiado.
O primeiro bairro a ser contemplado pelas obras iniciadas em abril é Costa Barros, que terá o Parque Linear renovado e outras intervenções. No mesmo mês, a comunidade receberá obras de urbanização integrada do Morar Carioca. Ainda para este ano, serão iniciadas as obras dos projetos do Chapéu Mangueira (Leme), Meringuava (Taquara), Caminho de Dentro e Largo do Correia (Guaratiba), Comunidade do 77 (Padre Miguel) e Ladeira da Reunião (Tanque).
Durante o evento, o prefeito também anunciou a substituição de Cláudio Caiado, atual Secretário de Habitação que irá sair do cargo para se candidatar às eleições, pelo atual subsecretário da pasta, Gustavo Maurício.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.