A avó materna, Glória Ferreira da Silva, pediu justiça pelo crimeMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - O sentimento de familiares da pequena Alice Rocha, de apenas 4 anos, baleada na cabeça na tarde desta quarta-feira, é de esperança e fé. A criança foi atingida durante um confronto entre policiais civis e bandidos na saída da escola quando comprava uma pipoca com a mãe na Rua André Rocha, em Curicica, na Zona Oeste do Rio, e seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Muito abalado e aos prantos, o pai da menina disse que passou a noite em claro e angustiado, mas que confia na justiça de Deus para a recuperação da filha. 
"Não é qualquer pessoa que toma um tiro na cabeça e chega no hospital com vida. É cruel, mas Deus é com a gente e logo ela vai sair dessa. Ela é uma criança muito alegre, muito feliz. É difícil de acreditar. Não teve noite, só angústia. Eu sei que Deus é conosco", afirmou Lucas Rocha, de 24 anos, na porta do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio, onde a Alice está internada.
Lucas disse que a última vez que viu a filha foi no final de semana passado e a descreveu como "uma criança alegre e muito abençoada". 
"Ela fica um fim semana comigo e outro com a mãe dela. Ela gosta de ver TikTok, ficar no computador na casa da minha mãe", contou o pizzaiolo.
As avós paterna e materna de Alice também estiveram na unidade de saúde e, apesar de estarem assustadas, se mostraram esperançosas para a melhora da neta. Elaine Soares Medeiros disse que a ex-nora, mãe de Alice, está grávida de 3 meses e em choque com tudo o que aconteceu.
"É um pesadelo, até agora não consegui fechar os olhos. Minha ex-nora só disse que parou para comprar uma pipoca e quando ela olhou pro lado a minha neta já estava caída. Ela não conseguiu falar muito, ela está grávida e em choque. A gente está em contato a todo momento e a Andressa me passou às 6h30 que o médico olhou a Alice e disse que ela está estável, que os sinais vitais estão bons. A gente sabe que cada passo é um passo, mas a gente crê na vitória. Minha neta é uma guerreira, ela vai ficar bem", disse Elaine, que revelou que a Alice é uma criança de muita fé:

"Sempre que ela entrava no meu carro falava: 'Vó, coloca o nosso louvor para a gente louvar junto'. Se ela está na casa dela, ela também fala: 'Vó, coloca o nosso louvor também e pergunta se ela poderia ter dois amores: você e minha mãe?'. Ela é uma menina de muita garra e muita luz. Ultimamente não frequento nenhuma igreja, mas somos todos batizados na Assembleia e creio que que Deus já está agindo e ela vai ficar bem".
Alice é uma unanimidade. A vendedora de salgadinhos, Glória Ferreira da Silva, de 54 anos, conta que ela é bastante extrovertida e se comunica com todo mundo.
"Alegre, animada, todo mundo gosta dela. Ela não é uma menina, é um princesa. É muita maldade o que fizeram com a minha neta. Nesse momento só estamos pedindo oração e o que importa é a vida dela", disse a avó materna aos prantos.
Glória contou que recebeu a notícia quando estava no trabalho e pediu que os responsáveis pelo crime sejam penalizados. "Ontem eu não tive nem coragem de vir para cá. Eu quero justiça, isso não pode ficar impune. Que seja a polícia, bandido, o que for, vão ter que pagar por isso. É muito criança inocente pagando por uma guerra que não é nossa, são deles. Tem que ter punição, sim, e nós vamos lutar por isso".

Familiares e amigos vão se reunir às 19h30 para uma corrente de oração em prol da vida da pequena Alice na Praça da Lincoln que fica ao lado da escola onde ela estuda, em Curicica.
A menina inicialmente foi socorrida e levada à UPA da Taquara e, logo em seguida, transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alice passou por uma cirurgia ao longo da madrugada desta quinta-feira e seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
Entenda o caso
A Polícia Civil informou que agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) foram verificar uma denúncia de extorsão no local, quando foram atacados a tiros por criminosos e houve confronto.
Depois que a confusão acabou, moradores da região informaram que uma criança tinha sido baleada. A instituição disse ainda que uma pessoa foi presa e uma pistola e um carro roubado foram apreendidos.
Já a Polícia Militar informou que o comando do 18º BPM (Jacarepaguá) reforçou o policiamento onde aconteceu o crime.
* Colaborou Marcos Porto