Decreto é de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o Serviço Militar Temporário Voluntário no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RioDivulgação
Serviço militar temporário voluntário no Corpo de Bombeiros do Rio é aprovado na Alerj
Prestação de serviço terá duração de 12 meses, prorrogáveis por uma ou mais vezes, desde que não ultrapasse a duração máxima de oito anos
Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) publicou, nesta sexta-feira (3), um decreto que regulamenta o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio. De acordo com a norma, a prestação de serviço terá duração de 12 meses, prorrogáveis por uma ou mais vezes, desde que não ultrapasse a duração máxima de oito anos.
A proposta determina um limite do total de militares voluntários a 50% do previsto em cada posto, para Oficiais Temporário Voluntários (OTV) e, 50% em cada graduação para Praças Temporário Voluntários (PTV). Para militares de carreira, o limite de efetivo é de 15%, de acordo com a lei de fixação de efetivo da corporação.
A norma ainda impede que militares temporários recebam números na escala hierárquica e ocupem vagas destinadas aos militares de carreira. É proibida também a cessão de militares temporários a órgãos externos na estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Cursos ou estágios poderão ser criados para atender exclusivamente os militares voluntários.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.