Os agentes retiraram barricadas na localidade Karatê, na Cidade de Deus, após denúncias de moradores Divulgação / PM

Rio - Policiais do 18ºBPM (Jacarepaguá), em conjunto com equipes do 2º Comando de Policiamento de Área (2CPA) e do Comando de Operações Especiais (COE), realizaram, na manhã desta segunda-feira, uma operação nas comunidades da Covanca, Cidade de Deus, Jordão, Santa Maria, Teixeiras e Barão, em Jacarepaguá; e Bateau Mouche, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio.
De acordo com a PM, a ação tinha o objetivo de prender criminosos e apreender armas, além de reprimir a instabilidade territorial causada por disputas entre milicianos e traficantes.
Durante as incursões na Cidade de Deus, criminosos armados atiraram contra os policiais e houve confronto. Um suspeito foi atingido e socorrido ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Com ele, foi apreendido um fuzil calibre 5,56.
Impacto das operações
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que seis unidades escolares da Cidade de Deus tiveram as portas fechadas, por conta da operação. Os alunos tiveram as atividades realizadas de maneira remota. A medida de segurança segue o protocolo previsto e tem o objetivo de não expor funcionários e estudantes aos riscos.
As demais unidades de Santa Maria, Teixeiras, Bateou Mouche, Barão e Covanca estão atendendo
presencialmente.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, na região de Jacarepaguá, não funcionou por medida de segurança. Já a Clínica da Família José Neves e os Centros Municipais de Saúde Jorge Saldanha Bandeira De Mello e Newton Bethlem estão funcionando apenas com atividades internas, ou seja, a unidade mantém o atendimento à população, mas sem as atividades externas realizadas no território.

O Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, na Cidade de Deus, também não está funcionando.