Ruas ficaram completamente alagadas com o vazamentoReprodução

Rio - O rompimento de adutora da Companhia Estadual de Águas e Esgoto, a Cedae, em Nova Iguaçu, na tarde desta terça-feira (15) assustou moradores e ainda traz problemas para a região do km 32 da antiga Rio-São Paulo. Ruas foram inundadas de água e de lama, que chegou a invadir casas, fazendo com que a empresa hospedasse os mais afetados em uma pousada, em Seropédica. De acordo com a fornecedora, o reparo emergencial foi concluído às 20h55.

Nas redes sociais, um vídeo viralizou mostrando o momento em que a água da tubulação jorrando em meio a uma área de vegetação na região, enquanto a água invade as ruas e até as casas. Em outro gravado por populares, mostra ruas completamente alagadas com o vazamento de água.
Em nota, a Águas do Rio informou que o rompimento em uma adutora, que interliga a Estação de Tratamento de Água Guandu ao reservatório Marapicu, operada pela Cedae, provocou a interrupção parcial do abastecimento de água para municípios da Baixada Fluminense e localidades da Zona Norte da Capital.

O problema ocorreu por volta do meio-dia desta terça-feira (15) e as equipes da Cedae realizaram o reparo, que foi concluído à noite.

A Águas do Rio afirmou estar prestando apoio à Cedae para restabelecer o fornecimento de água regular para as áreas afetadas, o que já vem ocorrendo de forma gradativa.
Manutenção preventiva durante a semana

Nesta mesma semana, a Cedae havia marcado uma manutenção preventiva, nesta quinta-feira (17), do Sistema Guandu, que, após o rompimento, pode ser postergado. O serviço, parte da preparação da Cedae para o verão 2022/2023, estava marcado para acontecer das 4h às 20h. Durante a manutenção, o fornecimento de água será interrompido em sete cidades.
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 9 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.