Chuva moderada a forte atinge toda a cidade do Rio nesta quintaReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - O Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização na madrugada desta quinta-feira (24), às 2h30, devido à previsão de chuva moderada a forte, acompanhada de raios na cidade, de acordo com informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR.Rio).

Segundo o Alerta Rio, nesta quinta, o tempo se mantém instável por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte. O céu fica nublado e o dia tem temperatura máxima de 29°C e mínima de 19°C.

Durante o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022, a previsão é de chuva moderada. No momento, chove mais forte nos seguintes locais: Grota Funda, Guaratiba, Vidigal, Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, Saúde, Recreio, Jardim Botânico e Jacarepaguá, na altura da Cidade de Deus.

Entre 6h e 7h, os locais com maior ocorrência de chuva moderada foi na Barra/Riocentro (6mm), Tijuca (5,8mm), Copacabana (5,4mm), Santa Teresa e Jardim Botânico (5,2mm).

A chuva e os ventos fortes causaram transtornos nas vias ainda durante a madrugada. Na Avenida das Américas, altura da estação BRT Paulo Malta Rezende, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, uma árvore caiu, interditando parcialmente a via. Equipes da CET-Rio atuam no local e a Comlurb foi acionada.

Em Santa Cruz, também na Zona Oeste, uma outra árvore caiu na Rua Felipe Cardoso, que precisou ser totalmente interditada na altura da estação BRT Cajueiro, sentido Alvorada. A Guarda Municipal e a Comlurb foram acionadas para desobstrução da via, que já foi liberada.

No bairro de Guaratiba, houve um deslizamento de terra no túnel José de Alencar, no sentido Santa Cruz. Uma faixa precisou ser interditada para desobstrução.

Na sexta-feira (25), os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) a fortes (de 52 km/h a 76 km/h). Assim como na quinta, o tempo segue instável com céu totalmente encoberto pelas nuvens. A temperatura cai e fica entre 26°C e 17°C.

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

O Centro de Operações do Rio recomenda:
- Siga sua rotina, mas fique atento;
- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
- Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).