Previsão é de que ainda ocorram pancadas de chuva nesta terça-feira Estefan Radovicz/ Agência O Dia

Rio - O Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização por conta da forte chuva que atinge o município desde a tarde de segunda-feira (23). O temporal provocou transtornos para os cariocas, com paralisação de transportes, falta de energia elétrica, quedas de árvore e bolsões d'água em diversos pontos da cidade, que chegou a ficar em estágio de atenção. Segundo o Sistema Alerta Rio, algumas regiões registraram rajadas de vento de até 79,6 km/h. A previsão é de que ainda ocorram pancadas nesta terça-feira (24), a partir da tarde. Com predomínio de céu nublado e ventos fracos a moderados, o dia de hoje pode registrar máxima de 32º C e mínima de 21º C. 
Na manhã desta terça-feira, quem depende do transporte público ainda sofre com os impactos do temporal. Segundo a SuperVia, no ramal Japeri, não haverá trens especiais partindo de estações intermediárias e os intervalos estão ampliados. O mesmo acontece no ramal Santa Cruz, que só irá circular com paradores. A chuva causou alagamentos em diversos pontos da linha férrea; queda de árvore na via na região de Deodoro; ocorrências nos sistemas de sinalização e energia; além da queda de um raio que provocou incêndio em instalações que abrigam equipamentos responsáveis por auxiliar a circulação.
A Mobi-Rio precisou montar um plano de contingência para manter em funcionamento as estações nos corredores Transcarioca e Transolímpica, durante a noite de ontem. A intervenção foi realizada após o temporal na Zona Oeste interromper a energia elétrica em diferentes locais da cidade, incluindo os corredores citados. De acordo com a concessionária que administra o serviço do BRT, as estações já se encontram abertas na manhã de hoje, com exceção da Divina Providência, no corredor Transcarioca, porque uma parte do teto se soltou, por causa das fortes chuvas e ventos. 
Em todo o município, foram registrados, pelos menos 20 bolsões d'água e uma queda de estrutura de alvenaria. A chuva ainda provocou a queda de uma árvore em Marechal Hermes, Zona Norte, que deixou duas pessoas feridas. As vítimas, que não foram identificadas, chegaram a ficar presas entre as ferragens do carro, mas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Não há informações sobre os estados de saúde delas. 
Além disso, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) registrou a queda de 58 árvores na cidade desde a tarde de segunda-feira até as 11h desta terça, principalmente na região de Jacarepaguá. As equipes já finalizaram o serviço de remoção em 39 ocorrências. Em mais cinco, a atuação segue em andamento, com os agentes nos locais.
Outras dez que estão em conflito com a rede elétrica precisam do apoio da Light para desligamento da rede, garantindo a segurança dos garis durante a execução dos trabalhos. Ainda de acordo com a Comlurb, a concessionária já foi acionada e assim que houver o desligamento da rede, as equipes farão as remoções das árvores e dos grandes galhos. Em quatro ocorrências, o serviço ainda não teve início porque os atendimentos conjuntos com a concessionária estão sendo priorizados pela companhia municipal. 
De acordo com a Light, boa parte do fornecimento de energia foi restabelecido após o temporal e equipes continuam trabalhando para a normalização total do serviço, sobretudo na Zona Oeste. A concessionária destacou que foram registradas muitas descargas atmosféricas na região e também a queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica. "Em alguns casos, a rede precisa ser refeita, o que demanda um tempo maior para o restabelecimento da energia", explicou a empresa.
Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, o transporte de umidade do oceano vai manter o predomínio de céu nublado, com chuva fraca a moderada de forma isolada a partir da manhã da quarta-feira (25) e na madrugada e manhã de quinta-feira (26). Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva de 10 mm amanhã e de 5 mm na quinta. As máximas e mínimas previstas, respectivamente, são de 30º C e 20º C, 30º C e 18º C. 

Na sexta-feira (27), haverá redução de nebulosidade na cidade do Rio de Janeiro e não há previsão de chuva. As temperaturas apresentarão elevação, podendo registrar máxima de 33º C, com mínima de 18º C. Já no sábado (28), o tempo ficará instável novamente, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva de 5 mm. Os termômetros poderão chegar aos 36º C, com previsão 20º C de mínima.