"Vamos realizar uma grande festa, apresentando nossas tradições e contando com a presença da comunidade judaica e do público em geral. É um momento de congraçamento, e esperamos que, assim como nas edições anteriores, se dê com muita força, lotando a Praça Nossa Senhora da Paz com alegria e momentos de pura celebração", disse o presidente da Fierj, Alberto David Klein.
Suzana Bennesby, diretora de eventos da entidade e organizadora de mais esta edição do Fest Rio, reforça que a comunidade judaica, ao longo dos anos desta atividade, tem reunido pessoas em uma ambiente de harmonia, coexistência e convivência com respeito: "A festa vem se consagrando, a cada ano, e é importante que estejamos aqui realizando-a, novamente, para manifestar nossa cultura e valores".
Flávio Valle, que foi subprefeito da Zona Sul e participa dessa festa há anos, como membro da comunidade, lembra que o FestRio é o maior evento de celebração da cultura judaica do Rio de Janeiro e já faz parte do calendário carioca, na Praça Nossa Senhora da Paz.
"O FestRio é uma excelente oportunidade para os cariocas conhecerem mais sobre a cultura judaica e discutir temas importantes como o antissemitismo e o discurso de ódio nas escolas. Precisamos construir uma sociedade com menos preconceito, hostilidade e discriminação contra os judeus."
Atrações e atividades culturais
Na tenda cultural, com curadoria da StandWithUs Brasil, haverá debates sobre antissemitismo no mundo, discurso de ódio nas escolas e suas consequências, a guerra no Oriente Médio e relatos de um sobrevivente do ataque terrorista do Hamas, ocorrido em Outubro passado.
Rafael Zimerman, jovem que sobreviveu aos ataques do Hamas no dia 7 de outubro e que também é embaixador do Movimento PinForPeace, pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo, participará do Fest Rio e dará seu relato sobre essa traumática experiência. Ele estará disponível para entrevistas a partir das 11h30 na barraca do StandWithUs Brasil, onde atua como analista.
Mais de 70 barracas oferecerão uma grande variedade de produtos e atividades. O público poderá se deliciar com pratos típicos da culinária judaica, árabe e japonesa, além de doces e outros produtos. Haverá atividades recreativas para crianças, workshops e atividades lúdicas. Como tem sido marca dessa festa, muita dança e shows musicais: George Israel e convidados, Varda, Banda do Shomer, Banda Herut, Dani Flomin e convidados.
Patrocinam esta edição: KKL Brasil, Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn e StandWithUs Brasil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.