Moradores de Realengo ocuparam a Avenida Brasil em protesto contra a falta de água nesta segunda (28)Reprodução / TV Globo

Rio - Após a manifestação realizada por moradores de Realengo, na Zona Oeste, na tarde desta segunda-feira (28), contra a falta de água, o abastecimento foi retomado na região e deve ser normalizado na tarde desta terça-feira (29).

De acordo com a Rio+Saneamento, a regularização da distribuição ocorre de forma gradual e pode levar até 48 horas em áreas mais elevadas e em pontas de rede após o término da manutenção emergencial, que foi finalizada na tarde de domingo. Moradores das regiões mais afetadas estão sendo abastecidos com caminhão-pipa.

A empresa destacou que duas ocorrências impactaram o abastecimento no bairro de Realengo nos últimos dias. Primeiro, o fornecimento foi reduzido devido a manutenção no sistema Ribeirão das Lajes, concluída pela Águas do Rio na madrugada de sexta (25). Além disso, uma outra manutenção emergencial finalizada na tarde de domingo (28), também impactou o fornecimento na região.
Manutenção na Zona Norte

Na Zona Norte do Rio, uma manutenção na elevatória do Maracanã realizada pela Águas do Rio interrompeu o abastecimento entre o sábado (26) e a manhã de segunda-feira (28), quando o reparo foi concluído.

Segundo a Águas do Rio, o abastecimento está sendo retomado de forma gradativa em até 72 horas, ou seja, pode ser concluído até a quarta-feira (30).

As áreas afetadas são Maracanã, Andaraí, Praça da Bandeira, Rio Comprido, São Francisco Xavier, Tijuca, Vila Isabel e nas comunidades do Complexo do Turano e Morro do Salgueiro.

Cedae fará manutenção no Sistema Imunana-Laranjal

A partir da madrugada da próxima quinta-feira (31), a Cedae vai realizar a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal e haverá interrupção na captação de água bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal.

De acordo com a companhia, a manutenção terá início às 4h de quinta e termina às 4h de sexta-feira (1°). A ETA Laranjal é responsável por atender cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

A operação vai mobilizar cerca de 200 profissionais da Companhia, que vão realizar mais de 40 serviços como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas.

A operação do sistema será retomada após a conclusão dos serviços, mas a Companhia recomenda à população que reservem água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo. Após 72h da retomada, o abastecimento deve ser normalizado em todos os pontos.