Niterói - Um vídeo pra lá de emocionante tomou as redes sociais nas últimas semanas. Cerca de 25 crianças cantando a plenos pulmões ‘We Are The World’ nas ruas da comunidade Vila Ipiranga bateram a marca de mais de 3 milhões de visualizações. Os pequenos fazem parte do More Project, uma iniciativa social que há dez anos atende centenas de pessoas no Fonseca.
Eles trabalham com três núcleos: creche, com crianças de até cinco anos, o Crer, que vai de cinco a 12 anos, e o Decolar, com os jovens de até 18 anos. Mas, apesar do grande alcance que o vídeo teve - só no Facebook foram mais de 100 mil compartilhamentos -, o projeto vem precisando de ajuda. No ano passado, o More teve que fechar os dois pontos onde funcionavam as creches por falta de dinheiro.
No projeto, as crianças comparecem todos os dias, de manhã ou à tarde, dependendo do horário escolar. Eles têm aulas diversas como música, artes e esportes, além de reforço das matérias escolares. E estar matriculado em colégio da rede pública é requisito básico para entrar para o More, além disso, há todo um acompanhamento familiar com reuniões periódicas.
Quem quiser ajudar, o apadrinhamento é uma ótima opção. É assim: você conhece o trabalho, escolher uma criança e doar R$ 50 mensais. “E também tem a parte afetiva. O padrinho funciona como um mentor, sempre aconselhando”, explica Ponce.
O estudante Leonardo Barroso, de 25 anos, confirma. Ele é padrinho do Lucas Silva, de 13, e acompanha seu crescimento há três anos. “A gente chega lá achando que tá fazendo um bem, mas são as crianças que fazem bem pra gente. E no tempo que estão ali, elas se afastam de caminhos errados, aprendem coisas que podem mudar suas vidas”, conta Leonardo.