Niterói - Enquanto os motoristas de táxi e do Uber - o aplicativo de transporte particular - não se entendem pelo transporte de passageiros pelas ruas do Rio, quem vem ganhando com essa disputa são os animais. É que desde novembro do ano passado o aplicativo lançou o Uberpet e passou também a levar bichos de estimação, assim como já fazem os taxistas.
E o serviço não está disponível apenas para quem tem cães, gatos, pássaros e afins... O Uberpet garante que transporta animais exóticos, como cobra! Claro, desde que eles estejam dentro de uma caixa apropriada para que possam andar no carro e acompanhados de seus tutores. E a empresa avisa: é de responsabilidade exclusiva do usuário garantir que os animais estejam devidamente seguros durante o caminho.
Todos devem viajar em caixas destinadas ao transporte de animais. A única exceção é o cão-guia. Essas regras estão previstas também no Código Disciplinar dos Táxis, publicado em 2014. Ela diz ainda que eles são obrigados a transportar bichos domésticos, desde que as normas de segurança sejam cumpridas pelo tutor.
E atenção: taxistas não podem cobrar mais por isso. Caso ele se recuse a levar o animal ou exija uma quantia maior que o valor da corrida, o passageiro deve denunciá-lo. É importante anotar, pelo menos, a placa do carro. Se tiver o número do veículo, o nome da cooperativa e do motorista, melhor ainda. As informações serão repassadas à Secretaria Municipal de Transportes para que as providências sejam tomadas.
Publicidade
Já no Uber, nem todos os motoristas podem transportar os animais. É que os carros para esse fim são equipados com uma manta impermeável que protege o assento, assim evita qualquer eventualidade durante a viagem. Quem garante que o bichinho não fará as necessidades ao longo do percurso?
Então, para garantir que seu pet irá passear com você, o pedido de carro deve ser feito pelo aplicativo Uberpet, que fica dentro do Uber. E a empresa garante que também não cobra a mais por isso.