Por gabriela.mattos

Rio - Muitos curiosos, estudantes e trabalhadores. Foi assim ontem o primeiro dia de funcionamento para toda a população da Linha 4 do metrô, que liga Ipanema a Barra da Tijuca. Até então, o trecho só estava funcionando para quem tinha ingresso ou credencial para os Jogos Rio 2016. O horário de funcionamento, por enquanto, é de 6h às 21h e só de segunda a sexta-feira. As exceções serão os dias 2 e 30 de outubro, quando acontecem o primeiro e o segundo turnos das eleições, e a linha estará disponível, das 7h às 23h. O governo promete ampliar para o horário de 5h à meia-noite e incluir a operação nos fins de semana até o fim do ano.

A obra, que teve início em 2010 e custou cerca de R$ 9 bilhões, é considerada um dos principais legados olímpicos para a mobilidade. “Moro em Copacabana e aproveitei para almoçar com meu marido aqui na Barra. Achei tudo lindo. Muito confortável e rápido”, disse a aposentada Marluce Gomes. Segundo ela, a viagem toda foi realizada em 30 minutos. Mas o tempo de deslocamento entre Jardim Oceânico e General Osório é de 16 minutos.

Quem também gostou da nova opção de transporte foi o técnico em radiologia Feliciano Alcântara, 50 anos. “Estou de folga hoje e tive a curiosidade de me deslocar do centro até aqui para fazer um reconhecimento do local. Quero ver se o bairro é uma boa opção de moradia”, afirmou.

Trabalhadores%2C estudantes e curiosos utilizaram a Linha 4 ontemMaíra Coelho / Agência O Dia

Os estudantes da rede pública Elizabeth dos Santos, 16, e Paulo Vinícius, 17, disseram que vão reduzir em uma hora o tempo de deslocamento. “De ônibus até o Jardim Oceânico demoramos 1h30. Esperamos reduzir bastante esse tempo”, disse Elizabeth.

Os dois, no entanto, não conseguiram embarcar “pois não possuíam o Riocard de estudante”, alegaram. Segundo o MetrôRio, os estudantes precisam ir ao posto de gratuidade, na Central, acompanhados por um responsável, para fazer o cartão, que só é válido no trajeto casa-escola.

Por enquanto, os passageiros da Linha 4 têm de fazer a transferência para a Linha 1 na Estação General Osório. Só no ano que vem, os trens da Linha 4 serão integrados com os da Linha 1. As estações em funcionamento são Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz e General Osorio. Na Jardim Oceânico, as luzes de LED que servem para iluminar a escada já estavam descolando da parede. “Vamos consertar hoje mesmo”, garantiu um funcionário da manutenção. Segundo o MetrôRio, a responsabilidade para o reparo é com o consórcio construtor.

Você pode gostar